CI

Paraíba deve manter o mesmo volume de cana processada na safra anterior

O estado da Paraíba deve esmagar na temporada 2009/10, 6,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar


O estado da Paraíba deve esmagar na temporada 2009/10, 6,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. O volume é o mesmo da safra 2008/09. De açúcar serão produzidas 145 mil toneladas e de etanol 410 milhões de litros.

Os dados partem do presidente executivo do Sindálcool da Paraíba, Edmundo Coelho Barbosa, que também afirma que o fato da safra ter o mesmo índice da temporada anterior se dá à limitação de espaço do estado. “Em um estado como a Paraíba não temos como ampliar a área plantada, estamos restritos a nossa área atual e não temos para onde expandir. Ao mesmo tempo, os estados nordestinos sofrem muito com os problemas climáticos e com as próprias deficiências de solo”, comenta o presidente.

Barbosa destaca também que o clima interfere na produtividade da safra no estado. “Não temos aquele ´friozinho´ que tem em São Paulo que faz com que se eleve o o ATR. No nosso caso enfrentamos um clima que não é tão favorável para a cana, assim como tem em outras regiões, assim como o solo. Então essas limitações fazem com que tenhamos uma produtividade bem menor, o que eleva nossos custos e que tenhamos dificuldade de competitividade”, finaliza.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.