CI

Paraná aumenta previsão de perdas na safra de grãos puxada pelo El Niño

Paraná deveria colher 35,9 milhões de toneladas de grãos


A produção de grãos do Paraná no ciclo agrícola 2015/2016 vai fechar o ano com uma quebra de 4,6 milhões de toneladas. A colheita estava estimada em 35,9 mi de toneladas, conforme dados do Departamento de Economia Rural (Deral).

Segundo o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o agronegócio paranaense passou por ajustes em função da crise econômica e ainda contabilizou estragos ocasionados pelo El Niño. Além disso, a elevação de custos para produção de milho também impactou negativamente no setor primário do PR.

Para Ortigara, a produção de grãos enfrentou severos prejuízos causados pelo clima ao longo de 2016. Houve excesso de chuvas na primeira safra e geadas no inverno prejudicando diferentes lavouras de soja, milho e feijão. Além da presença do El Niño, a China ainda reduziu as compras de grãos, mas a desvalorização da moeda que ocorreu até o mês de setembro elevou a lucratividade das commodities. 

“Mesmo assim, foi uma safra boa em termos de rendimento e tivemos preços razoáveis para quase todos os produtos e ainda a consolidação do Paraná como segundo produtor de leite no ranking nacional, manutenção da liderança na produção de frangos”, ressaltou. 

Para o próximo ano, a aposta da Pasta da Agricultura é na colheita de uma grande safra amparada pela inclusão produtiva e segurança alimentar com boas práticas de conservação do solo e da água.“Concluindo um ano mediano em desempenho agrícola, devido aos problemas climáticos e crise financeira, estamos otimistas com o novo ano que promete uma safra recorde de verão e boa safra de inverno,” finalizou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.