CI

Paraná deve colher 1,7 mi tons de trigo nos próximos 15 dias

9% estão em desenvolvimento vegetativo, 13% em floração, 29% em frutificação e 49% em maturação


Foto: Pixabay

A colheita do trigo já atingiu 11% da área plantada na safra atual, ou algo como382 mil toneladas de grão colhido até o último domingo, que começam a ficar à disposição dos moinhos, informou a T&F Consultoria Agroeconômica, citando dados do Departamento de Economia Rural (Deral). As condições das lavouras que ainda estão de pé são 66% boas, 25% médias e 9% ruins, depois das chuvas e geadas de duas semanas atrás. 

“As fases em que se encontram as lavouras ainda não  colhidas são as seguintes:  9% em desenvolvimento vegetativo, 13% em floração, 29% em frutificação e 49% em maturação, o que significa que serão colhidas mais 1,7 milhão de toneladas nos próximos 15 dias,  satisfazendo plenamente  as necessidades  dos mercados  não apenas locais, mas de outros estados, ainda que este trigo não possa ser usado imediatamente, dada  a necessidade de 45  dias para descanso. Mas, poderá ser comercializado, o que é o mais importante, fixando os preços em definitivo desde já”, comenta a T&F. 

O total da disponibilidade do Paraná está estimado atualmente pelo Deral em 3,74 milhões de toneladas, para uma demanda local ao redor de 3,4 milhões de toneladas, uma reserva de sementes ao redor de 180 mil toneladas e o restante para ser comercializado com outros estados, alguns dos quais tem moinhos no território paranaense para se abastecer, diz a consultoria. 

Em relação ao câmbio, o real teve dia de fortalecimento, recuperando terreno após o estresse de ontem, em que o dólar chegou a superar os R$ 5,40. “A quarta-feira foi marcada pela recuperação das bolsas americanas, alta forte do petróleo e busca por ativos de risco nos emergentes”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.