Paraná já colheu e comercializou mais da metade da produção de batata
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
BATATA

Paraná já colheu e comercializou mais da metade da produção de batata

Colheita deve alcançar 471,5 mil toneladas
Por: -Lucas Rivas

Os produtores de batata do Paraná já colheram e venderam mais da metade da produção prevista para a primeira safra do produto. O estado cultiva duas safras de batata. A primeira é conhecida como a safra das águas, plantada no período de agosto a dezembro. A segunda, chamada de safra da seca, é semeada entre dezembro a maio.

Em relação à primeira, o atual ciclo está com área estimada em 16 mil hectares, acréscimo de 2% comparado à safra anterior. A colheita deve alcançar 471,5 mil toneladas, volume 1% superior ao registrado no período anterior.

Aproximadamente 64% do total plantado já foram colhidos. A comercialização do tubérculo está em 240 mil toneladas, o que representa 51% do volume esperado. Da batata que ainda se encontra no solo, 6% estão na fase de desenvolvimento vegetativo, 28% em frutificação e 66% em maturação.

A safra da seca está com 20% de 12,3 mil hectares previstos já plantados. É uma extensão 3% maior que na safra 2019/20. A expectativa é que sejam colhidas 356,3 mil toneladas, o que elevaria em 21% a produção, comparativamente ao ciclo anterior.

Em 2019, o Valor Bruto da Produção (VBP) do tubérculo, destaque no setor da olericultura estadual, foi de R$ 1,2 bilhão. O Paraná é o segundo produtor, atrás de Minas Gerais.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink