CI

Paraná reúne lideranças do setor de ovinocaprinocultura de todo o País

Durante dois dias, em Curitiba, representantes do setor apresentarão e discutirão as experiências bem-sucedidas quanto à organização das cadeias produtivas de ovinos e caprinos


Nesta quarta-feira (17), acontece a abertura do Encontro Nacional das Lideranças da Ovinocaprinocultura. Durante dois dias, em Curitiba, representantes do setor apresentarão e discutirão as experiências bem-sucedidas quanto à organização das cadeias produtivas de ovinos e caprinos. Segundo os organizadores, o objetivo é unir as várias organizações do setor, existentes no País, com destaque à experiência paranaense.

O Encontro será realizado no anfiteatro do escritório central da Emater-Pr. Ele deve reunir cerca de 50 representantes do setor. Estão programadas palestras sobre a organização das cadeias produtivas dos ovinos e caprinos, a participação do Sebrae na estruturação delas, o papel da extensão rural, como também, apresentações dos projetos de capacitação do SENAR-PR, de multiplicação genética caprina do Iapar e do Programa Paranaense de Estruturação dessas cadeias.

Os participantes também farão visitas técnicas à propriedade rural, colégio agrícola, frigorífico, e ainda, vão poder participar de um dia de campo na Cooperativa Castrolanda, em Castro.

Para o presidente da Associação de Caprinocultores do Paraná (Capripar) e da Comissão Técnica de Caprinocultura e Ovinocultura da FAEP, Aryzone Mendes de Araújo, o evento é resultado da última reunião da Câmara Setorial de Caprinos e Ovinos, que aconteceu em agosto na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.

“Na ocasião foi aprovada a realização de cinco encontros em todo o País. O encontro no Paraná, que representa a Região Sul, é o primeiro deles. Este evento também servirá para que haja uma maior integração entre as câmaras setorias de caprinos e ovinos estadual e nacional. Na ocasião, também vamos apresentar uma proposta para a criação de estrutura própria para o abate de caprinos e ovinos com Serviço de Inspeção Federal (SIF)”, disse.

Organização - Segundo o executor do Programa Estadual de Estruturação das Cadeias Produtivas dos Ovinos e Caprinos pela Emater-Pr, César Amin Pasqualin, existem várias estratégias de organização dessas cadeias no Paraná atualmente. “Alguns produtores estão na etapa de capacitação e organização. Outros já participam do mercado com uma produção mais escalonada e entrega sistemática do produto. Nesse evento, queremos mostrar quais as dificuldades, os ajustes e os acertos no setor”, afirmou.

Pasqualin também destacou que o produtor tem que estar preparado para atender, principalmente, os mercados local e regional. “Os produtores precisam ser competentes para vender no município e na região em que estão inseridos. Isso deve acontecer antes de decidir conquistar mercados maiores. É de fundamental importância essa competência na comercialização local”, acrescentou.

O Encontro é promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Ministério da Agricultura. A FAEP e o SENAR-PR estão entre as entidades que apóiam o evento. As informações são da assessoria de imprensa da Federação da Agricultura do Estado do Paraná.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.