CI

Paraná se prepara para mais uma safra recorde de soja


A valorização da soja no mercado nacional e internacional fez com que o Paraná aumentasse ainda mais a área de soja para a safra 2003/2004, atingindo 3,8 milhões de hectares, quantidade 7,5% maior que a área ocupada na última safra, quando registrou 3,6 milhões de hectares. De acordo com o engenheiro agrônomo Erikson Chandoha, chefe do núcleo regional da Secretaria Estadual de Agricultura e do Abastecimento (Seab) de Campo Mourão, a rentabilidade do grão é o principal fator da expansão da soja em todo o estado.

Dados do Departamento de Economia Rural (Deral) indicam que o Paraná deve produzir algo em torno de 11,5 milhões de toneladas de soja. Na safra 2002/2003, a produção foi de 11,1 milhões de toneladas. Desde a safra 1994/1995, a área reservada à oleaginosa no Paraná não pára de crescer. Naquela época, o estado plantou pouco mais de 2 milhões de hectares, chegando a uma produção de 5,6 milhões de toneladas de soja. Na Região Centro-Oeste do estado, a safra 94/95 registrou um plantio de 351 mil hectares de soja, com uma produção de 960 mil toneladas do grão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.