Paraná segue na liderança da produção de grãos

Agronegócio

Paraná segue na liderança da produção de grãos

A produção do estado deverá atingir 25,8 milhões de toneladas de grãos
Por: -Norberto Staviski
69 acessos

Com um crescimento esperado de 4% na safra de grãos 2006/07, o Paraná mantém a liderança da produção nacional de grãos segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgados nessa quinta-feira (11-01). A produção do estado deverá atingir 25,8 milhões de toneladas de grãos, com aumento de um milhão de toneladas sobre a safra 05/06. O segundo maior produtor de grãos no País é Mato Grosso, com 20,97 milhões de toneladas.

Segundo a pesquisa, aumentou a fatia do Paraná na produção nacional de grãos, com uma participação de 21,2% na safra 2006/07. Na anterior, foi de 20,7%. O bom comportamento das lavouras de soja, milho e feijão é que está dando suporte à expectativa de crescimento da produção no Paraná.

Pelos dados da Conab haverá um aumento de 24,2% na colheita de soja, que sai 9,38 milhões de toneladas para 11,66 milhões de toneladas - a área plantada teve um ligeiro crescimento (1%). Na produção de milho da primeira safra, a Conab está prevendo um aumento de 3,7%, totalizando 8,03 milhões de toneladas. O crescimento é esperado em função da maior produtividade, uma vez que a área plantada apresentou queda de 13%. A segunda safra de milho também deverá ser maior: 8,5% , somando 3,39 milhões de toneladas. Com esse resultado, a previsão é de uma colheita 5% superior no estado: 11,43 milhões de toneladas, entre o volume produzido nas duas safras.

O maior avanço porém é o do feijão, com um crescimento de 40,7% na produção - 594,2 mil toneladas, motivado pelo aumento de área plantada que passa para 401,5 mil hectares (+ 13,6%) e pela produtividade 23,8% maior.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink