CI

Paranaense Sabarálcool se associa ao CTC

Acordo entre as duas empresas transfere tecnologias de ponta ao Grupo Sabarálcool


A direção do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), órgão técnico-consultivo que congrega as principais unidades produtoras de açúcar e álcool do País, comemora a adesão do tradicional Grupo Sabarálcool a seu quadro de associados. Acordo entre as duas empresas transfere tecnologias de ponta ao grupo paranaense nas áreas de variedades e produção de cana, açúcar e álcool. A assinatura do acordo acontece nesta terça-feira (20-03) na sede do Sabarálcool.

As duas unidades do grupo, Sabarálcool e Filial Cedro são as duas mais novas empresas sucroalcooleiras do Paraná a compor a carteira de 146 associados ao órgão de pesquisas, dos quais 11 também são paranaenses. No mês passado, o Grupo Santa Terezinha, de Maringá, oficializou a sua adesão.

A parceria com a empresa paranaense prevê a utilização de um pólo regional de desenvolvimento tecnológico mantido pelo CTC na região de Maringá, inteiramente voltado a estudos de campo ou de laboratório segundo condições agronômicas, meteorológicas e outras comuns às regiões produtivas de cana no Estado. O pólo inicia o plantio da 1 fase de seu Programa de Variedades nos próximos dias.

"O Estado do Paraná ganhou importância estratégica para o crescimento do setor sucroalcooleiro nacional", salienta Nilzon Zaramella Boeta, diretor-superintendente do CTC.

Boeta assinala que o CTC saltou de 79 unidades produtoras associadas no ano de 2004 para 146, o que equivale a dizer que atualmente o órgão transfere tecnologia a empresas sucro-alcooleiras responsáveis por cerca de 60% da cana moída no Centro-Sul do País.

Para o diretor superintendente do Grupo Sabarálcool, Ricardo Rezende, a empresa paranaense aposta nas tecnologias agrícolas e industriais desenvolvidas pelo CTC para aumentar a produtividade, fomentar ganhos de produção e expandir negócios.

Na safra 2006/2007, o Grupo Sabarálcool produziu em torno de 1,5 milhão de toneladas de açúcar e 22 milhões de litros de etanol. Para o período 2007/2008 a expectativa é de produzir 190 mil toneladas de açúcar e 50 milhões de litros de etanol.

Criado em 1978, o grupo é um dos principais expoentes do Estado do Paraná na atividade sucroalcooleira nacional. Com duas unidades operacionais e 3,7 mil colaboradores, moeu mais de 2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na última safra Situado no município paulista de Piracicaba, o CTC é mantido por 146 unidades produtoras de açúcar e álcool e atende em torno de 12 mil fornecedores de cana.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.