CI

Paraquate: Syngenta vai implementar medidas da Anvisa

Três anos de carência até a suspensão do registro deste ingrediente ativo no Brasil


A multinacional Syngenta declarou com exclusividade ao Portal Agrolink que vai implementar todas as medidas de segurança determinadas pela Anvisa para a utilização do Paraquate nos próximos três anos. O prazo corresponde ao tempo de carência dado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária até a suspensão do registro deste ingrediente ativo no Brasil. 

A empresa liderou a “Força Tarefa”, integrada ainda por outras 18 empresas e representantes do Sindiveg, que tentou apresentar argumentos e medidas para evitar o banimento do herbicida. Confira o posicionamento da Syngenta na íntegra:

“No dia 19 de setembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) decidiu manter o registro de defensivos agrícolas contendo o ingrediente ativo Paraquate por três anos, desde que sejam implementadas medidas adicionais de mitigação de manejo e novos estudos científicos sejam realizados para confirmar a segurança do produto para trabalhadores agrícolas. A decisão é o resultado de um processo de reavaliação que teve início em 2008.
 
As empresas de proteção de cultivos que comercializam Paraquate no Brasil, incluindo a Syngenta, já se comprometeram a implementar essas medidas. Isso permitirá que os agricultores continuem a se beneficiar de Paraquate, especificamente o seu controle efetivo de ervas daninhas diversas em uma grande variedade de culturas.
 
O Paraquate é um dos produtos de proteção de cultivos mais pesquisados ??e testados. Hoje, está registrado para uso em diversos países, incluindo aqueles com alguns dos mais exigentes ambientes regulatórios, incluindo EUA, Austrália, Nova Zelândia e Japão. É um herbicida de contato altamente efetivo, e é ideal para uma agricultura sustentável, incluindo a prática de plantio direto - um forte aliado de agricultores na gestão do solo, o que reduz o impacto da agricultura e do uso de maquinaria agrícola. O Paraquate também é um elemento-chave dos principais programas de gerenciamento de resistência aos herbicidas.”

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.