CI

Parasitas em camarão-da-amazônia são tema de pesquisa da Embrapa

A análise aponta três espécies do gênero Probopyrus sp. parasitando camarão-da-amazônia


Foto: Pixabay

Uma análise conduzida nos laboratórios da Embrapa Amapá, com amostras de materiais coletados no município de Santana (AP), aponta três espécies do gênero Probopyrus sp. parasitando camarão-da-amazônia. Resultados parciais desse estudo serão apresentados pela bolsista Paula Taís Cantuária Santos, do Programa de Iniciação Científica PIBIC / CNPq / Embrapa, orientada pela pesquisadora Jamile da Costa Araújo, durante o XI Congresso Amapaense de Iniciação Científica, na manhã de 19/10 (quarta-feira), na Universidade do Estado do Amapá (Ueap), em Macapá. Também assinam a publicação referente a esta pesquisa, o pesquisador da Embrapa Amapá, Jô de Farias Lima; e o doutorando em Biodiversidade Tropcial, Sting Silva Duarte.      

De acordo com a publicação técnica da pesquisa, do total de 4.132 mil camarões capturados, 216 espécimes estavam parasitados (5,22% do total), sendo realizada, especificamente neste estudo, uma análise preliminar em 30 exemplares contendo em sua maioria fêmeas ovígeras, em estágio de maturação adulto. “No presente estudo, 56,66% dos camarões parasitados eram fêmeas e 54,44% machos. E em 100% dos animais parasitados, somente uma câmara branquial estava ocupada pelos ectoparasitas”.  

O ectoparasito Probopyrus sp. pode afetar a população de camarão-da-amazônia e sua comercialização. O objetivo desse estudo preliminar foi caracterizar a fecundidade de Probopyrus sp. parasitados em Macrobrachium amazonicum, proveniente da Ilha de Santana (AP). As amostras foram coletadas mensalmente, durante onze meses, utilizando armadilha de matapi, contendo iscas de babaçu. Os autores descrevem que após a coleta, foi realizada a identificação taxonômica, sexagem e biometria dos animais. No laboratório na Embrapa, a câmara branquial dos camarões parasitados foi aberta com uma tesoura, os parasitas removidos com o auxílio de uma pinça e identificados sob a lupa, e feita o cálculo da fecundidade por meio de contagem total de ovos. O XI Congresso Amapaense de Iniciação Científica é um evento vinculado à programação local da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.