Parceria ajuda agricultores africanos a cultivar trigo
Os agricultores formaram uma cooperativa reunindo suas alocações individuais de 7,5 e 10 hectares
Como parte de uma parceria com a Tiger Brands e agências de desenvolvimento, um grupo de pequenos agricultores em Joanesburgo, África do Sul, está se preparando para colher 3.000 toneladas de trigo. Cinqüenta e sete agricultores participaram do esquema da Incubadora de Produção de Baphuduhucwana (BPI).
Eles foram apoiados por uma parceria que inclui a Tiger Brands, a agência de desenvolvimento Zenzele Itereleng (ZI) e a Leading Edge Farming, que forneceu financiamento, treinamento e orientação aos agricultores. Os agricultores formaram uma cooperativa reunindo suas alocações individuais de 7,5 e 10 hectares para criar o equivalente a uma fazenda comercial.
"Fomos atraídos para essa iniciativa pelo desejo do BPI de ser independente e impulsionar a operação de uma empresa legada comercial viável para passar para a próxima geração", disse Joe Matsau, presidente da Zenzele Itereleng. "Por meio de parcerias como esta, a ZI está reformulando seu papel puramente de financiador, possibilitando o desenvolvimento da comunidade em um contexto mais amplo, usando parcerias mais inovadoras e orientadas para o impacto", completa.
Sob essa iniciativa, o financiamento para os custos dos insumos é disponibilizado aos agricultores, e a Tiger Brands compra essas culturas sob um contrato de compra e venda. A renda gerada com esse contrato é usada para reembolsar o mecanismo de financiamento rotativo, que é disponibilizado novamente para o próximo ciclo da safra.
Para as safras de verão e inverno do próximo ano, o BPI planeja levantar quase R60 milhões (US $ 4,1 milhões), aumentando para R100 milhões até 2021.