Parceria auxilia no combate à erosão em lavouras de São Paulo das Missões

Agronegócio

Parceria auxilia no combate à erosão em lavouras de São Paulo das Missões

Com o clima chuvoso, os problemas de erosão em lavouras ficaram ainda mais evidentes e motivaram a busca por alternativas que minimizassem os impactos.
Por:
597 acessos

Com o clima chuvoso dos últimos anos, os problemas de erosão em lavouras ficaram ainda mais evidentes e motivaram técnicos e produtores a buscar alternativas que minimizassem os impactos. Em São Paulo das Missões, o trabalho em conjunto entre o extensionista da Emater/RS-Ascar Júnior Kessler e o técnico em agropecuária da Secretaria Municipal da Agricultura, Khayam Steffens, tem auxiliado os produtores interessados na demarcação e construção de terraços de bases média e larga. 

Júnior observa que nesta época do ano, em que é realizada a sucessão das culturas de verão pelas de inverno, os produtores se mostram cientes de que são necessárias diferentes práticas conservacionistas para o controle da erosão, desde boa cobertura do solo com palhada até o terraceamento, de acordo com cada caso. Com isso, a assistência técnica tem sido bastante demandada no município. Apenas em 2016 já foram demarcados terraços e realizados encaminhamentos de amostras de solo para análise laboratorial em 16 propriedades. Além da demarcação de terraços são compartilhadas orientações sobre a importância do uso e manejo adequado do solo, a fim de melhorar a estrutura e fertilidade.
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink