Parceria entre SENAR-PR e IDR-Paraná vai capacitar técnicos e produtores
CI
Imagem: Pixabay
AGRONEGÓCIO

Parceria entre SENAR-PR e IDR-Paraná vai capacitar técnicos e produtores

O SENAR-PR e o IDR-Paraná reuniram esforços para reforçar o desenvolvimento do setor rural no Paraná
Por:

O SENAR-PR e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) reuniram esforços para reforçar o desenvolvimento do setor rural no Paraná. No dia 11 de novembro, representantes das duas entidades assinaram um termo de cooperação técnica, com vigência até 2023, para capacitar técnicos e produtores em oito programas. Inicialmente, as atividades estão concentradas nas áreas de energias renováveis, boas práticas de produção de grãos, agroecologia e integração institucional.

“Vamos trabalhar juntos para obter resultados melhores e mais rápidos, juntando capacitação com assistência técnica para as melhores condições de desenvolvimento, com mais segurança e certeza nas atividades. O alinhamento entre as entidades vai permitir um atendimento integrado, com a valorização do público final: o produtor rural”, destaca Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

“Essa cooperação junta as competências de capacitação dos agricultores e a agilidade do SENAR-PR com a expertise da pesquisa, extensão rural e assistência técnica do IDR-PR”, observa Natalino Avance de Souza, diretor presidente do IDR-PR.

Origem

A ampliação entre a parceria entre SENAR-PR e o IDR-PR surgiu do sucesso do trabalho realizado na área de grãos, mas especificamente no Programa e Manejo Integrado de Pragas em Soja (MIP-Soja). Desde a safra 2016/17, os resultados deste trabalho são visíveis, permitindo que os produtores que fizeram o curso controlem melhor as lavouras, reduzindo o número de aplicação e o custo de produção.

“O sucesso do MIP nos fez pensar em levar essa parceria para outras áreas. Já estamos fazendo isso, com a certeza de que vamos atingir resultados tão bons quando já temos na área de grãos”, destaca Débora Grimm, superintendente do SENAR-PR.

Um exemplo mencionado pela superintendente do SENAR-PR poder se identificado como Laércio Dalla Vecchia, produtor de Mangueirinha, no Sudoeste do Paraná, que, amparado pelos conceitos do plantio direto e das técnicas do MIP, venceu o Desafio Nacional de Máxima Produtividade esse ano. Na ocasião, em um talhão cultivado para o concurso, o sojicultor colheu 118 sacas por hectare, sem ter feito aplicação de inseticidas.

“Queremos ter milhares de exemplos de Laércio em todas as áreas que abrangem essa parceria”, aponta Débora.

Na prática

A partir da assinatura do termo, o SENAR-PR vai contribuir para a capacitação do corpo técnico do IDR-PR, preparando os profissionais para, posteriormente, repassarem informações aos produtores rurais. Os trabalhos vão ocorrer em oito grandes frentes: agroindústria, promoção social, agroecologia, energias renováveis, pecuária de leite, sustentabilidade, fruticultura e bovinocultura de corte. Ou seja, os agricultores assistidos pela Extensão Rural vão ter a oportunidade de contar com um processo sistematizado de capacitação, proporcionado pelos técnicos do SENAR-PR.

“Esta é uma parceria importante entre uma visão privada e uma visão pública. Vamos elevar o nível de resultados, satisfação e sustentabilidade no meio rural”, aponta o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

Os resultados práticos já começaram. Por meio do Programa Paraná Energias Renováveis e apoio do SENAR-PR, 95 pessoas na área de biogás já foram capacitadas, com conteúdo da Embrapa Suínos e Aves e do Centro Internacional de Energias Renováveis com ênfase em Biogás (Cibiogas). E, em breve, esse trabalho de formação vai continuar com 105 profissionais na área de energia solar fotovoltaica (do SENAR-PR, Instituto Água e Terra e IDR-PR). Os cursos de capacitação começarão ainda este ano, com novas turmas em janeiro de 2021.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink