Parceria favorece pesquisa em produção de sementes de hortaliças
CI
Agronegócio

Parceria favorece pesquisa em produção de sementes de hortaliças

Parceria abre possibilidades de cooperação nas áreas de melhoramento genético e de tecnologia e fisiologia de sementes para a Embrapa Hortaliças
Por:
Em dezembro, o pesquisador e chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), Warley Nascimento, realizou uma visita técnica ao Chile com o objetivo de conhecer melhor a situação da produção de sementes de hortaliças, identificar as demandas por projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação do país andino e estabelecer parcerias para a área de transferência de tecnologias.


Entre os dias 12 e 16 do último mês, o pesquisador reuniu-se com empresas produtoras de sementes de hortaliças e com docentes de renomadas instituições de ensino como a Universidad Católica de Chile e a Universidad Católica de Valparaíso. Recebido pelo professor Samuel Contreras, em Santiago, e pela professora Patricia Peñaloza, em Valparaíso, ele aproveitou a visita para proferir palestras sobre “a produção de hortaliças e o mercado de sementes no Brasil” para docentes e acadêmicos de ambas as instituições de ensino.


De acordo com o pesquisador, o Chile é um tradicional exportador de sementes de hortaliças, com um mercado no valor de US$ 115 milhões. Entre as razões para o crescimento do país no segmento sementeiro estão as condições climáticas favoráveis e a alta capacitação técnica. “Economia e política estabilizada, além de infraestrutura para exportação, também são fatores que contribuem para que o Chile assuma um novo patamar neste setor”, acrescenta.


Acerca da nova parceria, o pesquisador pontua que “abre possibilidades de cooperação nas áreas de melhoramento genético e de tecnologia e fisiologia de sementes para a Embrapa Hortaliças”. Para 2012, o trabalho conjunto entre a Embrapa Hortaliças e as universidades chilenas prevê a elaboração de um projeto de pesquisa e visitas técnicas de profissionais brasileiros dirigidas a produtores e empresários chilenos.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.