CI

Parceria para compra de trator beneficia produtores de Campinorte

Empresa mineradora disponibilizou parte da verba para a compra de um trator para a comunidade de Taquari no município de Campinorte



No dia 20 de junho, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), juntamente com a Associação dos Produtores do Barro Vermelho e Taquarí (Aprobat), formalizaram uma parceria com a Yamana Gold. A empresa mineradora disponibilizou parte da verba para a compra de um trator para a comunidade de Taquari no município de Campinorte.

Essa parceria foi inicializada com a participação da Aprobat no Seminário de Parcerias da Yamana Gold e a comunidade, onde foi apresentado um projeto de captação de Recursos. Nesse seminário, que é realizado anualmente, as comunidades inscrevem seus projetos para uso da verba. Além disso, ocorre a análise e votação para decidir entre quais projetos o recurso será dividido. O programa beneficia as comunidades dos municípios de Campinorte, Alto Horizonte e Nova Iguaçu.

A Unidade Local de Campinorte, por meio da atuação da extensionista social Ivani de Lourdes Ferreira Silva, apresentou o projeto para a associação, incentivou os associados a se inscreverem e auxiliou no andamento do seminário. Ao todo, são premiados quatro projetos em cada município. Um deles foi o da Aprobat, que recebeu R$35.350,00 através do Seminário e custeou o restante para a compra do trator.

O restante do valor que as 15 famílias sócias desembolsaram para adquirir a máquina está sendo revertida em “hora máquina” para o trabalho na lavoura. A decisão busca fazer com que todos colaboraram recebessem benefícios por igual. Os associados poderão usar a máquina com um custo de 20% abaixo do valor de mercado.

Segundo Ivani, o trator beneficiou várias pessoas da comunidade que não tinha acesso a nenhum trator, o que dificultava o preparo da terra e os plantios.

Para Millena Bueno, coordenadora da Unidade Regional da Serra da Mesa, é muito importante a parceria da assistência técnica fornecida pela Emater para o auxílio à atividade rural, já que a comunidade recebe auxílio e informações que ajudam no seu dia a dia. Ainda segundo Millena, os cerca de 40 produtores, da região estão muito satisfeitos com a máquina que auxilia imensamente na lavoura.

Maria Rosa Ferreira de Oliveira é uma das associadas da Aprobat e conta que a máquina já está contribuindo muito com o trabalho. Antes de adquirirem a máquina, algumas atividades não eram feitas no tempo certo, como o arado da terra e a cobertura do milho por falta de equipamento. A produtora ainda conta que a Emater foi uma grande parceira. Ivani levou a ideia para a associação que se interessa muito. Segundo Maria Rosa, Ivani foi o braço direito da associação para conseguir ser contemplada pelo projeto.

Ela diz que estão todos ansiosos e com uma grande expectativa para a próxima edição do projeto para conseguirem adquirir equipamentos para o trator e auxiliar ainda mais no trabalho do campo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.