Parceria para Geoprocessamento é firmada entre Emater/RS e Cotrijal

Agronegócio

Parceria para Geoprocessamento é firmada entre Emater/RS e Cotrijal

O objetivo é capacitar ténicos e assessorar trabalhos na área de geoprocessamento, compatíveis com os programas e serviços de assistência técnica e extensão rural no Estado
Por: -Janice
297 acessos

Nesta quinta-feira (09), em Não-Me-Toque, a Emater/RS-Ascar e a Cotrijal oficializaram a parceria para a prestação de serviços na área de geoprocessamento. O contrato de prestação de serviços foi assinado entre o presidente da Emater/RS, Mário Augusto Ribas do Nascimento, e o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica. O objetivo é capacitar ténicos e assessorar trabalhos na área de geoprocessamento, compatíveis com os programas e serviços de assistência técnica e extensão rural no Estado.

A assinatura foi acompanhada pelo gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Oriberto Adami, pelo coordenador do projeto, antonio Borba, pelo supervisor regional e assistente em geoprocessamento do regional de Passo Fundo, Rudimar Peter, pelo prefeito de Não-Me-Toque, Antônio Vicente Piva, e pela vice-prefeita, Teodora Lüpkemeyer.

A parceria permitirá a realização de cursos para a capacitação de técnicos das entidades e a realização de mapeamento das áreas de culturas anuais, de preservação permanente e reserva legal. Essa qualificação levará, entre outros benefícios, ao desenvolvimento de um banco de dados espacial, geográfico e georeferenciado das áreas da cooperativa.

A proposta é pioneira e começará pelo município de Não-Me-Toque. Segundo Adami, essa assinatura é resultado de três meses de trabalho. O geoprocessamento é de uma das 12 frentes programáticas estabelecidas pela Instituição para o biênio 2009/2010, em consonância com os Programas Estruturantes do Governo do Estado.

O trabalho de geoprocessamento é uma ferramenta que possibilita mapear os municípios com informações georeferenciadas sobre infra-estrutura, áreas de culturas, florestas, propriedades rurais, recursos hídricos, estradas e relevo. Além disso, é possível fazer um refinamento de imagens para acompanhar todo o desenvolvimento das culturas, desde a implantação das lavouras, o desenvolvimento vegetativo, até o momento da colheita. As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS e Cotrijal.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink