CI

Parceria vai apoiar sustentabilidade da pecuária

Parceria vai fomentar a adoção de sistemas produtivos sustentáveis nos criatórios da raça no Brasil


Foto: Gabriel Olivera

A Associação Brasileira de Angus e a Embrapa assinam, durante a 44ª Expointer, que ocorre de 4 a 12 de setembro, parceria para fomentar a adoção de sistemas produtivos sustentáveis nos criatórios da raça no Brasil. O protocolo de intenções deve ser assinado pelo presidente da Angus, Nivaldo Dzyekanski, pelo vice-presidente do Programa Carne Angus Certificada, Milton Martins Moraes Filho e pelo pesquisador e chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, no dia 6 de setembro durante o workshop Carne Angus Sustentabilidade e a Pecuária do Futuro transmitido da Casa da Angus no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A meta é impactar 12 mil criadores nos próximos três anos. No mesmo dia, as entidades também firmarão outro acordo que prevê o repasse de um plantel de 150 vacas Angus para a Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS). Os animais formarão população de referência para embasar pesquisas conjuntas. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11/08) em coletiva de imprensa virtual.

A ideia é desenvolver modelos de produção sustentáveis que possam ser implementados na prática e que viabilizem a criação de excelência com o menor impacto ambiental possível. Para isso, Angus e Embrapa desenvolverão um plano de treinamento de produtores de forma a capacitá-los. Nesse processo, a ideia é ouvir os pecuaristas e buscar linhas inovadoras de pesquisa que embasem a migração do sistema tradicional para práticas verdes. “Queremos levar informação ao produtor e essa parceria com a Embrapa nos coloca em rede com o que há de mais atual em tecnologia e em pesquisa para viabilizar esse novo caminho para a pecuária brasileira”, frisou Dzyekanski.

O novo projeto surgiu da demanda de muitos pecuaristas que procuram a Associação Brasileira de Angus para aderir ao Selo de Sustentabilidade, chancela do Programa Carne Angus Certificada que reconhece propriedades que adotam boas práticas de manejo, bem-estar animal, rastreabilidade e preservação ambiental. As fazendas que passam pela auditoria do programa recebem autorização para estampar o Selo Sustentabilidade no rótulo de seus cortes. “Graças a essa procura, sentimos a necessidade de orientar, apoiar e capacitar os produtores”, explicou a gerente nacional do Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes.

A parceria da Angus com a Embrapa também busca apoio dos produtores no desenvolvimento de pesquisas focadas em sustentabilidade. Segundo Ana Doralina, com o apoio dos criadores de Angus, a intenção é realizar medições dos diferentes sistemas de produção (a pasto, confinamento, semiconfinamento), mensurar o impacto da integração lavoura-pecuária, abrindo uma nova e potente fonte de informação para subsidiar o trabalho de campo. Para isso, explica ela, técnicos do Programa Carne Angus Certificada farão vistorias em propriedades em diferentes regiões do Brasil, garantindo uma corrente nacional de valorização da pecuária sustentável.

O chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul explica que é preciso desmitificar a ideia ainda muito comum entre os produtores de que processos mais sustentáveis trazem custos extras às fazendas. “Trabalhamos com o conceito de produção de alimentos de qualidade com sustentabilidade. A Associação Brasileira de Angus demonstra seu pioneirismo ao se voltar para esse movimento de treinamento de seus criadores”, pontuou.

Entre os projetos a serem estudados junto com as propriedades gaúchas, cita Cardoso, estão ações voltadas ao uso de novas cultivares de forrageiras, incluindo leguminosas de forma a garantir maior fixação de nitrogênio no solo. Também pretende-se difundir a busca por animais selecionados por eficiência alimentar e a integração funcional dos componentes nos sistemas integrados de pecuária, lavoura e floresta. “Muitos ainda não entendem bem o conceito de sustentabilidade e acham que é algo que vai atrapalhar o produtor. Muito pelo contrário, é ela que vai garantir que sua atividade se mantenha no longo prazo”, argumentou Cardoso.

CARTILHA - As propostas para pecuária sustentável serão reunidas em uma cartilha virtual que deve ser lançada ainda em 2021, integrando pesquisas, vídeos orientativos e cases de sucesso. A parceria ainda prevê dias de campo e migração constante de novos conteúdos e pesquisas diretas da Embrapa para os criadores de Angus. “É uma ação que vem para agregar valor à carne premium brasileira e atender a uma demanda de um consumidor cada dia mais preocupado com o meio ambiente”, declarou o vice-presidente do Programa Carne Angus Certificada, Milton Martins Moraes Filho.

O Programa Sustentabilidade Angus também integrará testes de qualidade e provas como a de Eficiência Alimentar, que busca animais mais produtivos e que demandem menos recursos. Atualmente, a Angus tem uma prova em andamento com 29 animais de 15 criatórios na unidade da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS). Os resultados devem ser anunciados em live no dia 8 de setembro, a partir das 19h, também durante a Expointer.  

Carne Angus tem expansão de 18,2% na produção em 2021

Com mercado aquecido e exportações em alta, o Programa Carne Angus Certificada viu elevar em 18,2% a produção de carne no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado. Em volume, a produção passou de 10,88 mil toneladas para 12,85 mil toneladas. Aumento também no número de animais certificados, que teve elevação de 3,64%, saltando de 117,32 mil para 121,59 mil cabeças. As exportações acompanharam o crescimento passando de 279,06 toneladas no primeiro semestre de 2020 para 338,87 toneladas em 2021, alta de 21,43%.

A expectativa, de acordo com a gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, é que o crescimento na exportação se mantenha. “O trabalho realizado pelas indústrias brasileiras exportando a Carne Angus Certificada para o mercado internacional vem mostrando resultados e, consequentemente, refletindo em crescimento. Além disso, ainda temos um segundo semestre pela frente, onde historicamente registramos um aumento de exportações e volume de abate”, ponderou. Os principais destinos da Carne Angus Certificada no primeiro semestre de 2021 foram Singapura, Omã, Arábia Saudita, Catar, Rússia, Indonésia, Hong Kong e China.

Programação

Depois de um ano afastada de sua maior exposição nacional, a Associação Brasileira de Angus retorna à Expointer, em Esteio (RS), com uma intensa programação virtual. Motivada pelo excelente resultado da Expoutono de Uruguaiana, a Associação fará a transmissão dos julgamentos pelo seu canal no YouTube e seu Facebook. Em paralelo, uma programação técnica virtual promete reunir profissionais e debater os rumos da produção de carne premium.

A programação da Angus na Expointer conta com julgamentos de Rústicos e de Argola das raças Angus e Ultrablack, além do Workshop Carne Angus - Sustentabilidade e a Pecuária do Futuro. Também será transmitida live sobre a expansão e as tendências do Programa Carne Angus Certificada e anunciados os campeões da Prova de Eficiência Alimentar Angus 2021.

Inscrições

A Associação Brasileira de Angus recebeu 64 inscrições de animais Angus de Argola, de 11 expositores, e de 5 exemplares Ultrablack de 4 expositores. O número é inferior ao registrado em 2019, última Expointer com a participação da raça Angus. Contudo, explica Nivaldo Dzyekanski, é uma exposição de exceção, em que muitos criadores não puderam participar em função da pandemia. “Estamos na feira atendendo a uma demanda de nossos associados. Mas a programação foi pensada para todos, inclusive para os que optaram por ficar em casa”, completou.

A Angus conta com a parceria da Genex e da Socil na Expointer, além de patrocínio da Decoy e da Allflex e de apoio da Solução Genética e da Azevedo Bento. 

Confira a programação completa

5/9 - Domingo
10h - Admissão Argola Angus

6/9 - Segunda-feira
10h - Admissão Rústicos Angus
19h - Workshop Carne Angus - Sustentabilidade e a Pecuária do Futuro

7/9 - Terça-feira
10h - Julgamento de Rústicos Angus e Ultrablack
19h - Live Programa Carne Angus Certificada - Expansão e tendências

8/9 - Quarta-feira
10h - Julgamento de Argola Angus e Ultrablack
19h - Live Eficiência Alimentar: Divulgação dos campeões da Prova 2021

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.