CI

Parceria viabiliza entrega de mudas de maracujá

Mudas de maracujá serão entregues para agricultores familiares


Foto: Pixabay

O maracujá é um tipo de fruta que apresenta excelentes condições de cultivo na região da Grande Dourados, pois é originário de regiões tropicais. É um fruto que além de gerar uma excelente renda extra para os agricultores, também é rico em minerais e vitaminas, principalmente A e C. 

A parceria entre a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), com a Embrapa Agropecuária Oeste está viabilizando a entrega de duas mil mudas de maracujá para agricultores familiares de Dourados. A Ação vai atender produtores que fazem parte do ProHorta, da Embrapa e do projeto Maracujá Agroecológico, da Prefeitura. 

O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Ivo de Sá Motta, explica que as mudas de maracujá são de cultivares de tipo azedo, também conhecido como maracujá amarelo e explica que “esse tipo de maracujá tem seu preço mais acessível, do que o maracujá do tipo doce”.

As mudas de maracujá azedo que foram produzidas e que estão sendo distribuídas são cultivares da Embrapa: Gigante Amarelo, Rubi do Cerrado e Sol do Cerrado. Ivo explica que essas cultivares foram selecionadas, pois têm uma excelente aceitação no mercado, apresentam alta produtividade, boa aparência dos frutos e são resistentes a pragas e as doenças.

Segundo o Secretário Municipal da SEMAF, Rodrigo Cordeiro esses produtores possuem conhecimento técnico, experiência com o cultivo de maracujá, pois essa fruta exige um manejo, além de estrutura adequada para o plantio das mudas, pois isso exige um investimento inicial.

A Prefeitura vai acompanhar com o apoio técnico da equipe de engenheiros agrônomos e disponibilizar apoio operacional em termos de maquinário para implantação dos campos. “Nossa meta consiste em desenvolver a cultura no município, que apresenta condições climáticas e geográficas favoráveis para o cultivo de maracujá e de outras frutas”, acrescentou Cordeiro.

O Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira, enfatizou a importância das parcerias, pois potencializam as ações no sentido de levar conhecimentos e tecnologias da Embrapa à sociedade e acrescentou “essa ação possibilitou o cultivo das variedades melhoradas de maracujá, contribuindo com a diversificação da produção, melhoria de renda, geração de empregos e qualidade de vida no campo. Isso é a Embrapa inovando e atuando junto ao setor produtivo”.

O Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste, Auro Akio Otsubo, explica que para definir os procedimentos e avançar nessa parceria, aconteceu uma reunião na Embrapa, na semana passada. No encontro estiveram presentes: o secretário Rodrigo Cordeiro; o Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Walder de Albuquerque Nunes; o pesquisador Ivo Motta e o engenheiro agrônomo da Semaf, Guilherme Cardoso, além de Otsubo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.