CI

Parque Assis Brasil já recebeu 28,8% dos animais de elite

Ingressaram no parque 1.759 animais de elite para a 30ª Expointer


No final da tarde dessa quarta-feira (22-08), os técnicos do Departamento de Produção Animal (DPA) da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) contabilizaram a chegada de 1.759 animais de elite, 28,8% dos 6.107 exemplares inscritos para a 30ª Expointer, que começa no próximo sábado (25-08), com abertura dos portões às 9h. Até o momento, somente quatro dos 1.517 exemplares rústicos esperados no evento ingressaram no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

De acordo com o chefe da Divisão de Fiscalização e Defesa Sanitária Animal do DPA, Fernando Groff, o volume de exemplares que chegarão no desembarcadouro nesta quinta-feira (23) será significativamente superior. “Esperamos para amanhã (23) a chegada de um grande número de animais de elite, além de roedores (ratitas), que ingressam no parque tradicionalmente às vésperas do evento”, relata.

Também é aguardada a chegada de um grande número de exemplares de bovinos de raça holandesa a partir desta quarta. “Muitas vezes esses animais chegam ao parque em uma mesma leva, parecendo um grande rebanho. Os técnicos do DPA estão preparados para realizar a inspeção desse contingente de forma ágil”, declara. As informações são da assessoria de imprensa do eventol.

Rejeitados

Na quarta-feira (22-08), cinco animais foram rejeitados pelos técnicos do DPA. Conforme Groff, quatro bovinos foram não puderam entrar no parque por apresentarem papiloma (uma espécie de verruga infecciosa). Um ovino foi barrado por não ter um atestado de exame de epididimite. "Os bovinos retornaram à origem e o ovino teve sua documentação regularizada pelo criador", explica.

De acordo com ele, os animais em observação por irregularidades na documentação ou na inspeção de sanidade são isolados para averiguação técnica. "Foi o que ocorreu no caso dos animais vistoriados ontem. Após avaliação de suas condições a definição de permanência ou rejeição para ingressar na 30ª Expointer foi tomada", afirma.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.