CI

Pecuária australiana luta contra mudanças climáticas

Este é um grande progresso e apoia as metas ambiciosas da indústria"


Foto: Marcel Oliveira

A indústria de carne vermelha da Austrália diz que está a caminho de alcançar a neutralidade de carbono até 2030 e reduziu suas emissões em quase 60% desde 2005. Isso é um projeto estipulado já há algum tempo pelo governo local.

Em discurso para a Associação de Jornalistas Agrícolas (AAP) em Sydney, o chefe da Meat and Livestock Australia – empresa que trabalha em estreita colaboração com o governo em normas regulatórias para produção e exportação de carne, Jason Strong, disse que o setor pecuário australiano tem alcançou a maior redução nas emissões de gases de efeito estufa de qualquer setor na economia australiana, mais da metade de suas emissões nacionais.

Espera-se que os dados preliminares sejam confirmados em maio, quando o CSIRO entregar um relatório mais detalhado. A indústria de carne e pecuária australiana havia relatado anteriormente uma redução de 53% nas emissões de gases de efeito estufa em 2018, que agora é de 57%.

"Este é um grande progresso e apoia as metas ambiciosas da indústria", disse Strong à AAP. "O progresso que a indústria fez até agora apoia nosso entusiasmo em ser neutro em relação ao clima até 2030." Mas ele admitiu que ainda havia trabalho a ser feito. Os números do MLA mostram que cerca de 50% das terras da Austrália ou 355 milhões de hectares são usados para a produção de carne vermelha. O rebanho australiano está em plena reconstrução, mas as exportações de carne bovina do país tiveram desempenho ruim em 2021 e ficaram bem abaixo de 900.000 toneladas, o seu nível mais baixo em pelo menos 36 anos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.