CI

Pecuária responsável tem impacto positivo no ambiente

"Não se pode associar a atividade como um todo a um grupo que age em desrespeito às leis ambientais”


Foto: Canva

A agricultura e a pecuária, embora naturalmente complementares, muitas vezes são percebidas de forma desigual no mundo do agronegócio. Enquanto a agricultura é frequentemente vista como a "noiva cobiçada" de projetos "verdes" com potencial para créditos de carbono, a pecuária é frequentemente considerada a "ovelha negra" injustamente. Essa desigualdade de tratamento pode levar a relutância em investir na pecuária, embora a cooperação entre essas duas atividades possa ser mutuamente benéfica.

“Essa percepção – incorreta e, em grande parte das vezes, baseada na falta de informação – promove um desequilíbrio nas oportunidades de melhoria entre as duas atividades. Enquanto há uma demanda crescente de empresas e investidores por projetos relacionados ao incentivo à adoção de boas práticas socioambientais agrícolas, de outro lado abundam pressões sobre os pecuaristas para que se enquadrem em modelos de produção sustentável. Por isso, é sempre importante, mais que embelezar a noiva, ressaltar as virtudes da pecuária e tentar, assim, desviar o olhar do mercado do risco para a oportunidade. Não se pode associar a atividade como um todo a um grupo que age em desrespeito às leis ambientais”, afirma Aline Locks, CEO da Produzindo Certo.

Um estudo da Esalq/USP destacou que a conversão de 30 milhões de hectares, cerca de um quinto das pastagens de baixa produtividade do Brasil, poderia impulsionar o PIB em 1,2%. Além disso, a Textile Exchange, representando marcas de moda globais, está colaborando com a Produzindo Certo na criação de um sistema de créditos de couro sustentável, recompensando pecuaristas que adotam práticas responsáveis no manejo de rebanhos. Essas estratégias demonstram a importância de equilibrar riscos e investimentos para promover uma agropecuária responsável e valorizar a pecuária como ferramenta de transformação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.