CI

Pecuaristas devem redobrar a os cuidados com pasto

Pecuaristas brasileiros enfrentam desafios com o início das chuvas


Foto: Canva

O período que marca o final da primavera e o início do verão, entre novembro e dezembro, traz mudanças significativas nas condições climáticas, com o aumento das chuvas em grande parte do Brasil. Na pecuária, esse momento é celebrado pelos benefícios que a água proporciona ao crescimento das forrageiras do pasto, essenciais para alimentação do rebanho e aumento da produção de carne e leite. No entanto, a temporada de chuvas também traz desafios para os pecuaristas, principalmente no que diz respeito ao aumento da incidência de plantas daninhas, representando uma ameaça aos seus negócios.

Edson Ciocchi, engenheiro agrônomo e Líder de Agronomia da Linha Pastagem da Corteva Agriscience, explica que as condições climáticas favoráveis ao crescimento rápido das forrageiras também estimulam o surgimento e desenvolvimento das plantas daninhas. Essas invasoras competem por recursos vitais, como água, luz, nutrientes e espaço, prejudicando a produtividade do pasto.

Ciocchi destaca que as plantas daninhas impactam diretamente na qualidade e produção da forrageira durante o período chuvoso, que representa a principal fonte de nutrição para o rebanho. A má alimentação pode resultar em perdas significativas na produção de carne e leite, assim como na redução dos índices zootécnicos. Ele enfatiza a importância do manejo do pasto para aumentar a produtividade da fazenda, enfatizando que o controle das plantas daninhas é fundamental para melhorar a qualidade do pasto e, por conseguinte, o valor nutricional para o rebanho, refletindo na rentabilidade do pecuarista, independentemente do foco em gado de corte ou de leite.

Diante da presença de plantas daninhas no pasto, o engenheiro agrônomo sugere que o primeiro passo dos pecuaristas seja realizar um levantamento para compreender o nível de infestação e identificar as espécies presentes. Posteriormente, é crucial avaliar o melhor método de controle, incluindo a aplicação de herbicidas, conforme recomendado por um profissional da agronomia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.