Agronegócio

Pecuaristas do MT ganham tempo para declarar vacinação

Prazo final para comunicar a vacinação dos rebanhos foi estendido para a segunda-feira
Por: -Marco Aurélio Jr
3 acessos

O prazo final para a declaração de vacinação do rebanho bovino e bubalino contra a febre aftosa, que venceria no domingo (10-12), foi prorrogado até segunda-feira (11-12). A informação é do coordenador regional do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea/MT) em Sinop (MT), José Carlos Balbo.

O coordenador explicou que prorrogou o prazo porque os dois últimos dias destinados à declaração caíram num sábado e domingo, quando normalmente não há expediente no órgão. A vacinação deve ser comprovada com a apresentação de notas fiscais da vacina comprada em lojas especializadas. “Prorrogamos o prazo para que não haja prejuízo aos pecuaristas”, afirmou Balbo.

A meta da unidade é vacinar um rebanho de 650 mil cabeças nos oito municípios que compõem a regional. Só em Sinop a expectativa é de imunizar 60 mil cabeças.

O último levantamento feito pelo Indea apontou que já foi declarada a vacinação de 60% dos animais. Balbo espera que até segunda-feira seja comunicada a imunização de 100% do rebanho.

No ano passado a unidade regional em Sinop atingiu 99,76% de sucesso na vacinação. Foi um dos índices mais elevados do Estado e só não atingiu 100% porque, segundo Balbo, nem todos os fazendeiros foram localizados durante a fiscalização.

A partir de terça-feira, se a meta de 100% não for atingida, fiscais do Indea farão visitas às fazendas que não declararam para "obrigar" o pecuarista a efetuar a vacinação.

O criador que for pego na fiscalização assinará um auto de infração e receberá uma multa de R$ 60 por cabeça não vacinada. O valor é alto, se comparado com o preço de cada ampola da vacina, que varia entre R$ 1,15 e 1,20.

Antecipada

No calendário, o período de vacinação estava previsto para acontecer durante todo o mês de novembro, mas neste ano a vacinação foi liberada no dia 25 de outubro. A intenção foi facilitar o trabalho dos pecuaristas por conta das chuvas de novembro.

Esta foi a terceira e última etapa da vacinação. Todos os animais de todas as idades devem ser imunizados. A primeira etapa foi realizada em fevereiro com a vacinação dos animais que têm idade de zero a 12 meses. A segunda etapa foi em maio e imunizou os animais com idade de zero a 24 meses.

O escritório do Indea em Sinop fica na rua João Pedro Moreira de Carvalho ao lado do parque de Exposição da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte). O telefone para informações é o 3515-6100.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink