CI

Pecuaristas pedem inclusão do soro na TEC


Os produtores de leite estão pedindo ao governo federal para colocar o soro na lista de exceção da Tarifa Externa Comum (TEC). Caso sejam atendidos, as tarifas de importação do produto para países que não pertencem ao Mercosul irá subir de 15,5% para 27%.

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e a Confederação Brasileira de Cooperativas de Laticínios (CBCL) enviaram um ofício ao ministro da Agricultura, Marcus Vinícius Pratini de Moraes. O governo pretende rever a lista de exceção da TEC durante este mês de julho. Dos 100 produtos da lista, nove são lácteos: 6 tipos de leite em pó e 4 tipos de queijo.

Os produtores ficaram alarmados com a forte alta registrada nas importações de soro. Apenas em maio, o Brasil bateu o recorde de importação do produto comprando 5,5 mil toneladas. Comparado às 2,8 mil toneladas importadas em maio de 2001, alta é de 97,4%. No acumulado do ano, o País já comprou 17,4 mil toneladas, um aumento de 25,2% em relação ao mesmo período de 2001.

Segundo Vicente Nogueira, coordenador do Departamento Econômico da CBCL, as importações do soro vêm aumentando de forma constante desde 1995, quando o leite em pó e o queijo foram incluídos na lista de exceção do Mercosul. Em 1994, o Brasil comprou 5,6 mil toneladas de soro. No ano passado, esse montante chegou a 37,4 mil toneladas.

Os maiores fornecedores brasileiros de soro são os Estados Unidos e a União Européia. Em maio, os norte-americanos venderam 2,48 mil toneladas ao Brasil, enquanto a UE contribuiu com outras 796 toneladas. "Esse soro de leite subsidiado está tomando espaço do leite do produtor brasileiro", diz Paulo Bernades, presidente da CBCL. A cotação da tonelada de soro varia de US$ 350 a US$ 700, enquanto a tonelada de leite em pó custa em média U$$ 1,6 mil.

Para Nogueira, os baixos preços do soro no mercado internacional inviabilizam a produção interna. O soro é usado pela indústria de alimentos como ingrediente para bebidas lácteas e achocolatados. Além disso, a CBCL acredita que a entrada de soro facilita a adição ilegal do produto no leite em pó, no leite pasteurizado e no longa vida. Enquanto, o leite possui 3% de proteína, o soro tem apenas 0,7%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.