CI

Peixes de rios em Roraima são contaminados por mercúrio

O estudo foi realizado pela Fiocruz em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA), Instituto Evandro Chagas e a Universidade Federal de Roraima (UFRR)



Foto: Divulgação

Texto: Correspondente Iara Siqueira

O peixe é usado como fonte de alimentação para várias pessoas, no Brasil, as espécies de água doce, totalizam mais de 25.000 espécies. No Estado de Roraima, os peixes de rio têm alta contaminação de mercúrio usado em garimpos, de acordo com estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

O estudo foi realizado pela Fiocruz em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA), Instituto Evandro Chagas e a Universidade Federal de Roraima (UFRR). Ao todo mais de 70 espécies de peixes do Rio Branco, Baixo rio Branco, Mucajaí e rio Uraricoera foram analisadas. 

A pesquisa encontrou teor de minério acima do recomendado para consumo humano nos peixes. A análise levou em consideração a avaliação de risco à saúde e a metodologia aplicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O mercúrio é um metal altamente tóxico para o ser humano, quando descartado nos rios, causa poluição ambiental e afeta diretamente os peixes. Espécies como o matrinxã, aracu, jaraqui, pacu, jandiá não foram contaminados. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.