Perda de 15% nas lavouras de soja do MT pode afetar balança comercial


Agronegócio

Perda de 15% nas lavouras de soja do MT pode afetar balança comercial

Por:
1 acessos

A safra de soja de Mato Grosso, principal Estado produtor do grão no Brasil, terá uma perda em torno de 15% da colheita prevista inicialmente, em torno de 12,5 milhões de toneladas.

A perda de 2 milhões de toneladas em Mato Grosso, somada a prejuízos menores em outras regiões do País, frustra a expectativa de produção igual ou superior a 50 milhões de toneladas este ano.

Mesmo assim, uma colheita entre 47 milhões e 48 milhões de toneladas ainda configura recorde na produção brasileira de soja. Além do prejuízo dos produtores, a perda pode se refletir na balança comercial, uma vez que as projeções de receita cambial do complexo soja se aproximavam de US$ 8 bilhões em 2003, considerando a produção de 50 milhões de toneladas.

O excesso de chuvas na segunda quinzena de março e a infestação por fungos – doença conhecida como ferrugem asiática – são os fatores de prejuízo.

O engenheiro agrônomo José Tadashi Yorinori, pesquisador da Embrapa Soja, diz que a ferrugem está presente em 100% das áreas de lavoura de Mato Grosso e só ela responderá por uma perda em torno de 1,8 milhão de toneladas este ano.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink