CI

Perda de clorotalonil atinge rendimentos em até 10%

"Produtores acharão difícil entender que um produto que está em uso desde 1964 é considerado inseguro"


O Comitê Permanente Europeu de Plantas, Animais e Alimentos (SCoPAFF) votou contra a renovação da aprovação do fungicida clorotalonil, um fotossintético bastante utilizado no continente, principalmente na Escócia, o que vai resultar em perdas de até 10% na cevada e no trigo. A NFU Scotland, uma organização que promove e protege os interesses da indústria agrícola do país, entende que o SCoPAFF apoiou a recomendação para a não renovação, o que significa que o clorotalonil será retirado do mercado, embora ainda não tenham sido informadas as datas. 

O presidente do Comitê de Cultivares Combináveis da NFU Escócia, Ian Sands, que possui e contrata fazendas com pouco menos de 2.000 hectares em Perthshire, disse que “este é um grande revés para o setor de cereais com grande potencial para afetar toda a indústria escocesa de alimentos e bebidas. Produtores como eu acharão muito difícil entender por que um produto que está em uso desde 1964 agora é considerado inseguro. Sem dúvida, este produto é a base do controle de doenças fúngicas na maior e mais importante cultura da Escócia, a cevada, onde é a única ferramenta eficaz disponível para o controle da mancha da ramularia”, comenta. 

“O clorotalonil é também um importante fungicida para proteger outras culturas, como o trigo, por si só e misturado com outros produtos para controlar a resistência a doenças, e as alternativas não são nem de longe tão eficazes. Com o número de produtos fitofarmacêuticos disponíveis para os produtores irem encolhendo, a perda de clorotalonil tem o potencial de tornar a viabilidade das culturas em crescimento limítrofe e dada a enorme importância da cevada e do trigo para a indústria escocesa de bebidas, isso pode causar sérios problemas para este setor icônico”, completa. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.