Perdas irreversíveis: piora das lavouras de milho preocupa produtores
Preocupante tendência de queda na qualidade das plantações do Paraná
Nos últimos dias, uma piora nas condições das lavouras da segunda safra de milho 2023/24 foi observada no campo. Segundo dados do Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 5 a 11 de abril, preparado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), há uma preocupante tendência de queda na qualidade das plantações.
De acordo com o boletim, há 15 dias, dos 2,4 milhões de hectares plantados, 86% apresentavam condição boa no campo. Entretanto, atualmente, esse percentual caiu para 72%, representando uma queda de 14 pontos percentuais. Paralelamente, a área em condição ruim saltou de 2 pontos para 8 pontos percentuais nesta semana. Enquanto isso, a área em condição mediana agora representa 20% do total.
As informações destacam que as chuvas ocorridas no final da semana passada em boa parte do Paraná, somadas às previsões para os próximos dias, podem possibilitar uma estabilização das condições das lavouras. No entanto, já há perdas irreversíveis no campo.