Perdas no campo abrem corrida ao seguro agrícola

Agronegócio

Perdas no campo abrem corrida ao seguro agrícola

Por:
1 acessos

Junto com a decepção com a colheita, os agricultores que tiveram perdas com a estiagem devem começar agora a maratona aos bancos e agentes financiadores da lavoura em busca do seguro agrícola a que eles têm direito. Segundo as novas regras, os produtores podem ter abatimentos nos empréstimos feitos para financiar a produção e também receber dinheiro para garantir sua renda com a lavoura que não produziu.

Para tanto, é necessário que o agricultor vá até ao agente financeiro para acusar as perdas e pedir uma vistoria na propriedade. Se as perdas forem superiores a 30%, ele tem direito a acionar o seguro renda ou seguro agrícola num prazo de aproximadamente 30 dias. Em Santa Catarina,os problemas estão concentrados no Oeste.

Segundo as novas regras ainda, o abatimento do empréstimo pode ser de até 100%, desde que a perda seja total. Se ainda estiver no calendário agrícola, é possível fazer ainda um novo financiamento para outro plantio, porém isso depende da cultura plantada.

Além do financiamento, o agricultor pode receber dinheiro do banco ou agente financeiro, desde que tenha assinado a apólice de seguro renda. Esse seguro garante ao pequeno produtor o retorno de até 65% da renda líquida estimada da lavoura, desde que esse valor não ultrapasse R$ 1.800,00 e o valor total do financiamento de custeio.

Disponibilidade:

Esses benefícios só estarão disponíveis para agricultores que registraram perdas superiores a 30% da receita bruta com a estiagem e tiverem cultivado arroz, algodão, feijão, maçã, milho, soja, sorgo, trigo, banana, caju, mamona, uva e mandioca. A medida não beneficia produtores de leite, suínos e aves.

Pelas regras antigas, as dificuldades dos agricultores prejudicados com a estiagem seriam ainda piores, já que não havia regras para cobertura da renda estimada e o limite de cobertura dos empréstimos era de, no máximo, 70% o valor financiado.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink