CI

Período de chuvas tem auxiliado a agricultura do Paraná

A época chuvosa está beneficiando a soja, que está no período de floração e frutificação


A boa expectativas com relação a próxima safra no Paraná também se deve ao período de chuvas desse verão 2006/2007. De acordo com o engenheiro agrônomo, Edilson Souza e Silva, do Departamento de Economia Rural (Deral), órgão ligado a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), a época chuvosa está beneficiando a soja, que está no período de floração e frutificação.

Em dezembro, a média de precipitações na região de Campo Mourão foi de 243 mm, o mais alto em dez anos. Um final de ano tão chuvoso quanto esse ocorreu em 1996, quando dezembro teve um índice médio de 388 mm na região centro-oeste do Estado.

Somente em Campo Mourão choveu 203 mm no mês passado. Do início desse ano até ontem, o Deral havia registrado uma precipitação de 124 mm na cidade e 140mm na região. “Se até o dia 20 de fevereiro os últimos índices permanecerem, a produção de soja deverá superar as expectativas”, explicou Silva.

Leite – Em algumas regiões do Paraná, a chuva está prejudicando os produtores de leite, que registraram diminuição na produção. Entre as causas estão as péssimas condições das estradas rurais (que pioram com as chuvas) e a falta de silagem para o gado, que é produzida quando o tempo está seco.

Apesar dos problemas, a Seab não registrou perdas na região de Campo Mourão. Segundo o presidente da Cooperativa Regional dos Produtores de Leite (Coproleite), Leopoldo Villwock, a produção continua dentro da normalidade. “As nossas estradas dificultam muito o transporte, principalmente nessa época de chuvas, mas ainda é possível transitar”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.