CI

Pesca pode ter linha de crédito, prevê José Fritsch


Em visita ao Rio Grande do Sul, o secretário Nacional da Aqüicultura e Pesca, José Fritsch, esteve reunido na semana passada com o presidente da Assembléia Legislativa gaúcha, o deputado Sérgio Zambiasi (PTB). Na ocasião, Fritsh falou sobre a necessidade de criar uma linha de crédito específico para o financiamento de projetos na área da pesca, cujos recursos seriam oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Fritsch disse ainda que sua secretaria pretende elaborar uma política nacional que contemple a pesca artesanal.

No parlamento, o secretário participou de uma reunião formada por parlamentares, pescadores e lideranças da região sul, que discutiram a criação de alternativas para a pesca artesanal no estado. O deputado Dionilso Marcon (PT), também participou da audiência e acompanhou o secretário durante a reunião que manteve com os pescadores que, segundo o parlamentar, denunciaram a pesca realizada por traineiras na boca da barra de Rio Grande, o que não está permitindo a entrada de pescado no estuário da Lagoa dos Patos, afetando 8 mil famílias de pescadores artesanais da região.

Sobre os projetos citados, o presidente Zambiasi disse que estas discussões aqui no Estado, servirão de subsídios para novas experiências na criação de peixes e criarão alternativas para os problemas enfrentados pelos pescadores artesanais gaúchos. Zambiasi lembrou que é preciso aumentar a criação de peixes em cativeiros, seguindo as técnicas dos chineses e japoneses. O secretário voltará ao estado em abril, onde participará da Festa do Mar, que se realiza na cidade de Rio Grande.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.