Pescadores de Porto Vera Cruz se fortalecem através do associativismo

Agronegócio

Pescadores de Porto Vera Cruz se fortalecem através do associativismo

Extensionistas e associados reuniram-se no dia 15 de setembro justamente para debater ações estratégicas para a geração de renda e qualidade de vida de famílias.
Por:
183 acessos

A Associação de Pescadores de Porto Vera Cruz, fundada há 11 anos, conta com assistência técnica e social da Emater/RS-Ascar, de forma continuada e gratuita, por meio de projeto socioassistencial e de ações que facilitam o acesso a políticas públicas e ao crédito. Extensionistas e associados reuniram-se no dia 15 de setembro justamente para debater ações estratégicas para a geração de renda e qualidade de vida destas famílias. No associativismo, pescadores profissionais artesanais do município encontraram uma forma de se fortalecer, qualificar a renda, melhorar as condições de trabalho e resgatar o exercício da cidadania. 

Em um primeiro momento foram abordados o conceito e os princípios do associativismo, pelo contador da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar Roberto Ferreira, que também instigou os presentes a relembrar a trajetória da Associação, refletindo sobre as conquistas obtidas pelo esforço coletivo e reforçou a importância de que não se perca esse espírito de luta na busca pela valorização junto à sociedade.

Na oportunidade, foi reiterada a disponibilidade da Emater/RS-Ascar em assessorar e auxiliar para que a Associação, que conta com 42 associados, seja cada vez mais autônoma em suas decisões e ações. Em depoimento, alguns pescadores se manifestaram e expuseram seu reconhecimento pelo intenso trabalho de assistência desenvolvido desde a fundação da associação.

Na pauta da reunião também esteve a posse do novo presidente da Associação, Arcângelo Taminski, apresentação do balancete parcial da entidade, informações sobre o encaminhamento do Seguro Defeso e procedimentos junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink