Pesquisa agropecuária discute ações para cereais de inverno

Agronegócio

Pesquisa agropecuária discute ações para cereais de inverno

Reunião será em Canela-RS
Por:
1441 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente
Obrigado por se cadastrar
  • Enviamos a você um email de boas vindas para ativação de seu cadastro.
O crescimento de áreas com cultivo de trigo no Cerrado brasileiro está entre os temas a serem tratados na reunião que a Embrapa Trigo (Passo Fundo/RS) e a Embrapa Produtos e Mercado (Brasília/DF) promovem nesta segunda feira (04/08) em Canela/RS. No encontro será discutido o planejamento de ações do Comitê de Governança dos Programas Integrativos de Trabalho para Cereais de Inverno (CG-PIT cereais de inverno), cuja preparação vem sendo trabalhada desde 2013. Está prevista a presença de gestores das unidades na abertura do encontro.

 “Na oportunidade vamos reunir representantes dos quatro escritórios que atuam com cereais de inverno e analistas do setor de transferência de tecnologia da Embrapa Trigo para planejar os próximos quatro anos”, explica o gerente local do Escritório de Passo Fundo/RS, Francisco Tenório Pereira – que é também o secretário executivo do CG-PIT Cereais de Inverno. 

Segundo diz, serão feitas análises de portfólio e de participação no mercado. “A ideia é promover a articulação das ações entre as Unidades envolvidas, definindo responsabilidades e metas conjuntas para melhor atender às demandas do produtor”. Foram iniciativas de prospecção de mercado que apontaram a necessidade de oferta de cultivares de trigo de sequeiro para o Cerrado, que apresenta considerável crescimento da área com o cereal.

Durante o encontro, o tema será apresentado pelos analistas da Embrapa Trigo, Álvaro Augusto Dossa e Lisandra Lunardi. Mas o secretario geral do CGPIT adianta que uma das ações previstas para a segunda quinzena de agosto reunirá toda a equipe de técnicos e pesquisadores da Embrapa envolvidos com a cultura em visita a unidades de validação localizadas em Minas Gerais. Em breve deverão ser anunciados editais de oferta pública de novas cultivares adaptadas àquela região, completa Pereira.

Programação - O encontro vai ter início com a apresentação do plano de trabalho e ações em andamento no CG-PIT, pelo gerente do Escritório de Passo Fundo. Em seguida, Pereira apresenta um panorama da produção de sementes e licenciamento de cultivares de cereais de inverno, juntamente com os representantes dos Escritórios de Brasília, o gerente local Isaac Leandro Almeida, e de Londrina, Rogério Borges. Este último falará também sobre a validação de novas cultivares, ao lado do analista da Embrapa Trigo, Giovani Stefani Fae.

Está prevista ainda a discussão dos planos mercadológicos de novas cultivares, com a participação do representante do Escritório de Passo Fundo, Márcio Pacheco da Silva. O debate sobre o relacionamento da Embrapa com licenciados e agricultores usuários de cereais de inverno será conduzido pelo gerente adjunto de mercado, Rafael Vivian, da Embrapa Produtos e Mercado, e por Adão da Silva Acosta, chefe de transferência de tecnologia da Embrapa Trigo. 

A abertura da reunião terá as presenças do chefe geral da Embrapa Trigo, Sérgio Roberto Dotto, e dos gerentes adjuntos de Produto e de Mercado da Embrapa Produtos e Mercado, Márcio Cota Jr. e Rafael Vivian, respectivamente. O evento antecederá a 8ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale (8ª RCBPTT) e o 9° Seminário Técnico de Trigo.

Os CG-PITs foram propostos pela Embrapa Produtos e Mercado como mecanismos de planejamento de ações conjuntas e definição de estratégias para os diversos produtos. Atualmente estão em funcionamento os comitês para cereais de inverno, para arroz e feijão, milho e sorgo e soja. Em breve deverão ser compostos os comitês para fruteiras e hortaliças.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink