Pesquisa busca variedades mais rentáveis
CI
Agronegócio

Pesquisa busca variedades mais rentáveis

Por:

A cadeia de óleos vegetais para produção de biocombustíveis ainda não está formada. Segundo o pesquisador Ruy Seiji Yamaoka, do Instituto Agronômico do Paraná, cada cultura tem o seu espaço e o foco das pesquisas está no aproveitamento de oportunidades para que o agricultor ganhe mais. Estão sendo estudadas várias culturas como pinhão manso, tungue, mamona, macaúba (palmeira), girassol e canola, entre outras, indicadas para plantio em ""janelas agrícolas"". Segundo ele, as duas commodities mais cultivadas - soja e milho - têm seu espaço, variando a área cultivada conforme o mercado.

Para aumentar a rentabilidade do produtor, há pesquisas que trabalham com o plantio de amendoim e girassol na safrinha ou na primavera (antes da safra de verão). As duas culturas já têm zoneamento no Paraná. No inverno, há possibilidades do plantio de canola, nabo forrageiro, linhaça e crambe. ""O programa de biodiesel tem trabalhado com culturas perenes, mas temos que aumentar a produtividade com ajustes na tecnologia"", comentou Yamaoka. Ele lembrou que a demanda por óleo vegetal está em crescimento, principalmente, com a adição obrigatória ao óleo diesel. ""Temos que aproveitar as oportunidades para que o produtor ganhe mais. Temos um leque de opções para o produtor decidir"", disse o pesquisador.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.