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Pesquisa CNT de Rodovias contribui com melhorias no escoamento da safra de grãos



Estudo detalha as condições das principais rotas de transporte da produção agrícola do país.

Dados do Ministério da Agricultura apontam um aumento de 10,8% na produção de grãos da safra 2012/2013 – 180 milhões de toneladas foram produzidas, enquanto a safra anterior registrou 166 milhões. No entanto, apesar do resultado positivo, o país enfrentou dificuldades para escoar a produção: rodovias em condições precárias, filas de caminhões nos portos e falta de planejamento logístico.


Convidada pelos Ministério da Agricultura, do Transporte e pela Secretaria de Portos (SEP), a Confederação Nacional do Transporte (CNT) integra o Grupo de Trabalho, criado em abril, para discutir e propor soluções – a curto e médio prazo - aos gargalos regulatórios, de gestão, de operação e de infraestrutura para o escoamento da safra brasileira de grãos.

Entre as contribuições da Confederação, destaque para a apresentação de dados sobre as condições das rodovias brasileiras. As informações partilhadas integram a 15ª Pesquisa CNT de Rodovias, realizada em 2012 – trabalho que é referência no país e que a cada ano mapeia com precisão as condições de infraestrutura do modal mais utilizado no Brasil, o rodoviário.


A partir dos resultados da Pesquisa do ano passado, a CNT listou as seis principais rotas de escoamento de grãos – quatro têm início no Mato Grosso e as outras duas se originam nas novas fronteiras agrícolas: a primeira no Oeste da Bahia e a segunda no Piauí e Maranhão. Foi levantada a avaliação do pavimento, geometria, sinalização e o estado geral de cada rodovia e informado o percentual de km’s, em cada estado, com a classificação ótima, boa, regular, ruim ou péssima.

Uma das rotas com origem no Mato Grosso, por exemplo, tem como destino final o Porto de Santos (SP). Nela, a CNT identificou que os principais problemas estão relacionados à geometria e à sinalização das rodovias – 73,5% e 54,1%, respectivamente, não estão em condições consideradas satisfatórias. A CNT também mapeou os pontos críticos nas rotas, que podem dificultar o transporte das riquezas agrícolas do Brasil: quedas de barreira, erosão na pista e buracos grandes.


O secretário executivo do Ministério dos Transportes, Miguel Mazella, garantiu que as informações da CNT serão utilizadas para orientar ações de correção destes gargalos. Neste caso, o objetivo é buscar uma solução a curto e médio prazo, ou seja, melhorar o escoamento da produção de grãos já para a próxima safra 2013/2014, que deve bater novo recorde, e, assim, evitar que os mesmos transtornos se repitam.

Coleta de dados

A 16ª Pesquisa CNT de Rodovias (2013) está em andamento. As equipes acabam de sair a campo para coletar informações como condições de pavimento, geometria e sinalização de 97 mil km de rodovias federais serão avaliados.
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