CI

Pesquisa desenvolve transplantadora de MPB em Meiosi

O equipamento automatiza o processo de plantio das mudas de cana-de-açúcar


Foto: Divulgação AGRIMEC

O sistema de Mudas Pré-Brotadas (MPB) de cana-de-açúcar ganha um novo desdobramento para facilitar a atividade. Uma parceria entre o Programa Cana do Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a empresa de implementos gaúcha implementos Agrimec, desenvolveu uma transplantadora adequada ao sistema Meiosi (Método Inter rotacional Ocorrendo Simultaneamente).

Chamada de Tupi a máquina já está sendo usada por produtores do Brasil, República Dominicana e Vietnã. O equipamento automatiza o processo de plantio das mudas, é adequado para o uso do MPB em sistema MEIOSI e faz o plantio das mudas ao mesmo tempo em que realiza a abertura do canteiro. 

O equipamento serve tanto para plantio direto quanto convencional pois possui um cultivador rotativo que torna o solo "hortado" e fofo, em que um dispositivo do tipo "matraca mecanizada" deposita as mudas em pé, em distâncias pré-determinadas. As mudas são apertadas pelo equipamento, proporcionando a fixação no solo e a pegada correta. 

O MPB integrado à Meiosi é uma tecnologia idealizada para modernizar o plantio e vem sendo implementada por unidades industriais e produtores de cana por ser um método de plantio que pode reduzir custos na renovação do canavial e aumentar a produtividade agrícola. O plantio por MPB resgata o conceito de produção de mudas sadias, com um pacote tecnológico embutido nesta plântula, que possui vigor, sanidade, pureza e identidade genética conhecidas. As duas tecnologias vem revolucionando o setor sucroenergético.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.