CI

Pesquisa integra feira agropecuária em Goiânia


A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresentará uma série de tecnologias, produtos e serviços durante a Feira de Negócios e Tecnologias Rurais do Centro-Oeste, evento a ser realizado entre 25 e 28 de junho em Goiânia (GO). Pesquisadores de oito unidades da empresa irão expor as mais recentes variedades vegetais indicadas para plantio, técnicas de manejo de culturas, produção animal e equipamentos agropecuários.

A Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO) irá mostrar, por exemplo, os resultados de um trabalho de transição de agricultura convencional para agricultura orgânica, desenvolvido há três anos, no assentamento Canudos (300 quilômetros da capital). O projeto prevê a transformação de um sistema agrícola baseado no uso intensivo de insumos em um sistema voltado à aplicação de técnicas de recuperação do solo, adubação e controle de pragas e doenças que não preconizem a utilização de produtos químicos.

A Embrapa Hortaliças (Brasília/DF) trará para a feira tecnológica um híbrido de berinjela resistente a doenças. Denominado de Ciça, o material, segundo os pesquisadores, possui boa produtividade, cerca de 120 toneladas de frutos por hectare, e tem excelente qualidade comercial. O híbrido de berinjela, desenvolvido desde 1986, pode ser cultivado o ano todo em locais onde não ocorram geadas.

A Embrapa Recursos Genéticos (Brasília/DF) estará oferecendo um serviço de análise laboratorial, voltado à qualidade e à segurança das rações bovinas. Seu diferencial é a alta especificidade e sensibilidade para detectar proteínas animais, responsáveis pela doença da vaca louca. Esse serviço tem como principais clientes as indústrias produtoras de rações e seus respectivos fornecedores.

A Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora/MG) aproveitará a feira tecnológica para expor a ação Leite na Praça. Pesquisadores irão simular em um pequeno curral como fazer a ordenha manual e a mecânica de forma a garantir a higiene e a qualidade do produto. Serão repassadas ainda informações desde como fazer a limpeza do úbere para a ordenha até o armazenamento do produto em tanques de expansão.

A Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos/SP) irá mostrar o granulômetro, um equipamento já amplamente divulgado e premiado no país. Com ele, é possível determinar o tamanho ideal da partícula de milho destinada à preparação de rações. Sua mensuração correta é importante para a boa digestibilidade na alimentação de suínos, criados em sistemas intensivos de confinamento.

A Feira de Negócios e Tecnologias Rurais do Centro-Oeste ocupará uma área de 29 hectares da Universidade Federal de Goiás (UFG). Está prevista no evento a participação de aproximadamente 200 empresas do ramo do agronegócio. A iniciativa é uma promoção da UFG, Governo de Goiás, Federação da Agricultura e prefeitura de Goiânia. Informações: (62) 521-1560.

11 de junho de 2003 - Área de Comunicação da Embrapa Arroz e Feijão

Jornalista: Rodrigo Peixoto - Reg. Prof.: 1.077 MTb/GO

Tel.: (62) 533-2108; e-mail: [email protected]

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.