CI

Pesquisa vai lançar soja para cultivo orgânico

São três cultivares de soja para alimentação humana


Foto: Divulgação

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná ( IDR-Paraná/Iapar-Emater) finalizou três cultivares de soja para alimentação humana e cultivo no sistema orgânico de produção — IPR Basalto, IPR Petrovita e IPR Pé-Vermelho. 

As novidades serão mostradas no Show Rural, em Cascavel, em apresentação dirigida a produtores, técnicos, dirigentes e lideranças do agronegócio. O evento de lançamento está programado para o dia 9 de fevereiro, no estande que a instituição mantém na feira.

“Nossa intenção é incentivar o consumo humano da oleaginosa, ainda muito pequeno no Brasil apesar de sermos o maior produtor mundial desse grão”, explica o engenheiro agrônomo Wilmar Ferreira Lima, melhorista do IDR-Paraná responsável pelo desenvolvimento das cultivares. 

Ele acrescenta que a soja é utilizada no segmento de alimentação saudável, e o produto orgânico pode ser uma boa alternativa renda ao produtor. “É um nicho de mercado com potencial de crescimento”, avalia.

O pesquisador também lembra que o lançamento das cultivares é parte de um esforço para oferecer opções aos produtores, tendo em vista a política pública do governo estadual que prevê a inclusão gradativa de orgânicos na merenda das mais de duas mil escolas estaduais, com previsão para chegar a 100% desses alimentos até 2030. 

Cultivares

Os grãos das cultivares têm sabor delicado e podem ser levados ao preparo culinário sem tratamento térmico preliminar. “É o maior diferencial desses materiais, eliminamos as enzimas que dão gosto desagradável e dificultam o consumo da soja na alimentação humana”, explica Lima.

No campo, IPR Basalto, IPR Petrovita e IPR Pé-Vermelho se destacam pelo alto potencial produtivo — podem passar de 5 toneladas por hectare — e o bom desempenho frente às principais doenças que atingem lavouras de soja.

O ciclo precoce é outro diferencial. Os novos materiais chegam à colheita entre 115 e 125 dias após o plantio. “São bastante apropriadas para produtores que adotam o cultivo do milho safrinha e outras culturas no inverno”, esclarece Lima.

Com ampla adaptação, são indicadas para cultivo em São Paulo (Região Sul), Paraná (com exceção da Região Noroeste), Santa Catarina (Oeste, Centro-Norte e Nordeste) e Rio Grande do Sul (Noroeste, Norte e Nordeste).

As cultivares IPR Basalto, IPR Petrovita e IPR Pé-Vermelho são resultado de trabalho colaborativo entre IDR-Paraná, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal de Viçosa e Gebana Brasil. Mais informações pelo telefone (43) 3376-2133 ou [email protected].

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.