CI

Pesquisador apresenta boa prática sobre mandioca em evento internacional

Destacam as soluções que foram testadas e ampliadas que levaram a resultados de desenvolvimento tangíveis


Foto: Marcel Oliveira

Nesta quinta (19), às 11h (horário de Brasília), o Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC) e o Instituto Brasil África (Ibraf) realizam evento virtual de lançamento da publicação Boas Práticas na Cooperação Sul-Sul e Triangular no Contexto da Segurança Alimentar, que contém mais de 40 boas práticas em agricultura e segurança alimentar.

Essas iniciativas destacam empresas inovadoras que ilustram os princípios centrais da cooperação eficaz Sul-Sul e triangular, abordam os desafios do desenvolvimento transnacional e destacam as soluções que foram testadas e ampliadas que levaram a resultados de desenvolvimento tangíveis.

Cinco boas práticas foram selecionadas para divulgação durante o webinar, entre elas o “Programa de Capacitação Técnica de Jovens Africanos em Processamento Pós-Colheita de Mandioca”, que vai ser apresentado pelo pesquisador Alfredo Augusto Cunha Alves, gestor do Núcleo de Relações Internacionais da Embrapa Mandioca e Fruticultura.

O programa é realizado desde 2017 no âmbito do programa Youth Technical Training Program (YTTP) do Instituto Brasil África, que promove o intercâmbio de jovens africanos para o Brasil para capacitação em áreas como agricultura e tecnologia. Cada ano, o grupo participante recebe informações sobre boas práticas de cultivo e processamento pós-colheita de mandioca por meio de aulas teóricas e práticas em laboratórios e campos experimentais e visitas a unidades de processamento de produtores familiares e áreas de parceiros em pesquisa e transferência de tecnologia.

Além da Embrapa Mandioca e Fruticultura, vão apresentar trabalhos os representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), da Organização para Alimentação e  Agricultura das Nações Unidas (FAO), do Centro Regional de Excelência do Programa Mundial de Alimentos contra a Fome e a Desnutrição na Costa do Marfim e do Fórum para Pesquisa Agrícola na África (Fara).

Para participar do webinar, o endereço para acesso é https://undp.zoom.us/j/89847847407#success. A publicação está disponível aqui.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.