CI

Pesquisador apresenta tecnologias e desafios para erva-mate sombreada

O pesquisador da Embrapa Florestas, André Biscaia falou sobre o tema “Erva-mate sombreada: tecnologias e desafios”


Foto: Marcel Oliveira

O pesquisador da Embrapa Florestas, André Biscaia falou sobre o tema “Erva-mate sombreada: tecnologias e desafios”, durante o 1º Painel da série de eventos on-line “Erva-mate XXI: Inovação e Tecnologias para o Setor Ervateiro”, realizado em 23/10. O evento foi organizado pela Embrapa Florestas com apoio do IDR Paraná, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Biscaia abordou os diversos aspectos e oportunidades referentes a este sistema de produção, que é baseado no manejo florestal. Segundo ele, a erva-mate sombreada gera um produto de melhor qualidade e com maior valor de venda. Outro diferencial é a adubação. “Os nutrientes de que a erva-mate precisa são providos pela floresta, pelas outras espécies, pela ciclagem natural”, explicou.

Dentre as vantagens dos modelos de restauração produtiva com erva-mate, o pesquisador destacou o aproveitamento das práticas tradicionais, de rápida e fácil implementação e a lucratividade. “O foco não é restrito à erva-mate unicamente, mas sim na manutenção de um ambiente florestal biodiverso. É uma floresta, o que incorre em alta diversidade de espécies”, afirmou o pesquisador.

Biscaia destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido na Estação Experimental da Embrapa Florestas em Caçador/SC. O local é a primeira e única área de pesquisa focada em produção de erva-mate com sombreamento de florestas. Ela possui 22 hectares de florestas secundárias, nos quais a erva-mate faz parte dos sistemas de produção, e 15 hectares de restauração florestal, que alia produção e restauração e tem a erva-mate como carro chefe. Além da Estação Experimental, a pesquisa com erva-mate sombreada também acontece em uma extensa rede de propriedades rurais, típicas da agricultura familiar em 15 municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A palestra de Biscaia e as demais que compuseram este 1º Painel está disponível no Canal da Embrapa no Youtube.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.