Pesquisador da Embrapa Uva e Vinho recebe título da Acavitis
CI
Agronegócio

Pesquisador da Embrapa Uva e Vinho recebe título da Acavitis

O evento ocorreu dia 25 de novembro, na Fazenda Villaggio Grando, em Água Doce
Por:
Durante a solenidade de posse da nova diretoria da Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis: veja nominata completa abaixo), o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus, recebeu o título de sócio-honorário da entidade. O evento ocorreu dia 25 de novembro, na Fazenda Villaggio Grando, em Água Doce (SC).


A homenagem foi uma forma de reconhecimento ao trabalho do pesquisador Zanus, que coordena, desde 2009, o painel oficial de degustação do projeto 'Marca Coletiva Acavitis', colaborando para a caracterização sensorial e aprimoramento qualitativo dos vinhos das vinícolas associadas. Além da análise sensorial, os vinhos passam por um conjunto de avaliações laboratoriais para receberem o selo que garante o padrão de qualidade Acavitis.

"É uma grande honra ser sócio-honorário da Acavitis. Essa distinção reflete não apenas o meu envolvimento, mas de vários colegas da Embrapa Uva e Vinho, que ajudaram a construir o conceito da Marca Coletiva e também de outros projetos, como da Rede Sibratec, em parceria com outras instituições, como Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)", comenta Zanus.


Além dele, Carlos Guilherme Zigelli, do Sebrae/SC, foi agraciado, com a comenda Caio Pisani. Como não pode comparecer, Zigelli receberá a homenagem em momento oportuno.

O chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Lucas Garrido, também acompanhou a posse de Leônidas Corrêa Ferraz, proprietário do Vinhedo Monte Agudo, como presidente da Acavitis pelos próximos dois anos. Ele tem como principal desafio ampliar a divulgação da qualidade e do potencial dos vinhos de altitude produzidos em Santa Catarina.

Sobre a Acavitis

Criada em novembro de 2005, para dar respaldo e suporte aos vitivinicultores, a Acavitis, com sede em São Joaquim, representa 32 produtores no Planalto Catarinense, com vinhedos espalhados pelos municípios de São Joaquim, Urupema, Urubici, Lages, Painel, Campo Belo do Sul, Campos Novos, Monte Carlo, Tangará, Videira, Treze Tílias, Salto Veloso, Água Doce e Caçador. São mais de 300 hectares de uvas Vitis vinifera plantadas em altitudes que variam entre 900 e 1400 metros, das mais diversas variedades, dentre as quais, Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Pinot Noir, Sangiovese, Chadonnay e Sauvignon Blanc.


Nova diretoria

Integram a nova diretoria da Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude:

Diretor Presidente: Leônidas Corrêa Ferraz;

Diretor Administrativo/Vice-Presidente: Bruno Pizani;

Diretor Financeiro: Telmo Palma Souza;

Diretor de Comunicação e Marketing: Acari Amorim;

Diretor Técnico: Saul Bianco;

Regional São Joaquim: Alceu Ranzi;

Regional Campos Novos: Dari Scaraboto;

Regional Caçador: Guilherme Grando;

Conselho Fiscal:

Efetivos: Marcus Zilli, Humberto Brighenti e João Rogério Campos;

Suplentes: Claudir de Nardi, Marco Bassetti e José Itamar Boneti.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.