CI

Pesquisador do Iapar ministra curso na Embrapa em Campinas/SP

O Iapar será representado pelo pesquisador da Área de Proteção de Plantas (APP) Rogério Teixeira de Faria, um dos instrutores do curso, que é uma promoção conjunta do Iapar e da Embrapa


O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) integra a programação do curso “Utilização do DSSAT (Sistema de Suporte para Decisão e Transferência em Agrotecnologia) como Ferramenta de Tomada de Decisão e em Estudos de Uso Racional da Água e de Mudanças Climáticas”, a ser realizado de 25 a 29 de outubro, na sede da Embrapa Informática Agropecuária, em Campinas (SP). O Iapar será representado pelo pesquisador da Área de Proteção de Plantas (APP) Rogério Teixeira de Faria, um dos instrutores do curso, que é uma promoção conjunta do Iapar e da Embrapa.

Segundo Faria, o DSSAT é um software que provê acesso fácil a banco de dados e modelos de culturas, permitindo ao usuário testar no computador o desempenho de novos cultivares, locais ou práticas de manejo. Utilizado há mais de 15 anos e em mais de 100 países, o software integra efeitos do solo, desenvolvimento de cultivos, clima e manejo.

“Ele possibilita aos usuários perguntar 'o que acontece se', e então simular diferentes cenários através da condução, em minutos em um computador desktop, de experimentos que iriam consumir longo tempo usando métodos tradicionais de pesquisa”, explica Faria. “O DSSAT constitui uma importante ferramenta às pesquisas que visam a sustentabilidade de sistemas de produção agrícola, através da racionalização da tomada de decisão para diminuir riscos da atividade, aumentar eficiência do uso de água e fertilizantes e mitigar efeitos de mudanças climáticas”, complementa.

O pesquisador acrescenta que, ao final do treinamento, o objetivo é de que os participantes - pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação - sejam capazes de operar o sistema DSSAT e interpretar os resultados das simulações feitas a partir dele, sobre o crescimento e o desenvolvimento de plantas e as dinâmicas de nutrientes em problemas de campo.

Além de Rogério Faria, o curso tem como instrutores os pesquisadores Camilo L. T. Andrade (Embrapa Milho e Sorgo), José Maurício Fernandes (Embrapa Trigo) e José Renato B. Farias (Embrapa Soja).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.