Pesquisadores ampliam conhecimentos no comportamento de percevejos

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Leia os Termos de Uso e a Termos de Privacidade.


CI
Eventos

Pesquisadores ampliam conhecimentos no comportamento de percevejos

Workshop sobre uso do EPG em percevejo em laboratório reuniu 15 profissionais do Brasil
Por:

O Workshop sobre uso do EPG em percevejo em laboratório reuniu 15 profissionais do Brasil, Inglaterra e Uruguai, no período de 01 a 04 de abril, na Embrapa Trigo, em Passo Fundo, RS. O objetivo foi aprofundar conhecimentos no uso do EPG – Electrical Penetration Graphic, equipamento que permite acompanhar o comportamento alimentar de insetos sugadores.

Na comunidade científica internacional, o EPG tem sido utilizado para pesquisas com afídeos e cigarrinhas. Os pesquisadores brasileiros assumiram o desafio de trabalhar o EPG com percevejos, insetos que apresentam grande movimentação durante o processo alimentar. 

No Instituto Federal Goiano, campus de Urutaí, o equipamento EPG foi adquirido em meados do ano passado com o objetivo inicial de selecionar plantas de arroz resistentes a insetos-pragas. “O workshop nos mostrou o potencial de utilizar o EPG para diversas culturas importantes na região Centro-oeste do País”, contou o pesquisador Flávio Gonçalves de Jesus. Apesar da aparente complexidade na análise e interpretação das informações geradas pelo EPG, o pesquisador André Cirilo Almeida destacou que a ideia é verticalizar o conhecimento adquirido no workshop para estudantes do Instituto em nível técnico, graduação e pós-graduação, como importante ferramenta no mestrado profissional em proteção de plantas. 

Os organizadores do workshop, Antônio Ricardo Panizzi e Tiago Lucini avaliaram o treinamento como excelente, em função da troca de conhecimentos e qualidade técnica dos participantes.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink