Pesquisadores da Embrapa e IPA lançam livro sobre a pitomba
CI
Agronegócio

Pesquisadores da Embrapa e IPA lançam livro sobre a pitomba

O fruto é muito apreciado e consumido ao natural e tem sido importante fonte de renda adicional para as populações extrativistas
Por:
Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) acabam de lançar o livro "Pitomba". O lançamento ocorreu no final de janeiro, em Jaboticabal, SP, sem cerimônia formal.

Os autores são os pesquisadores Josué Francisco da Silva Junior, da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), João Emmanoel Fernandes Bezerra, do IPA, e Ildo Eliezer Lederman, da Embrapa, à disposição do IPA.

A obra trata da pitomba, fruta típica da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica, mas que está espalhada por quase todo o país. A pitomba é muito popular no Amazonas e no Nordeste, sobretudo em Pernambuco, possivelmente seu maior produtor, onde está bastante enraizada à cultura e à tradição local.


O fruto é muito apreciado e consumido ao natural e tem sido importante fonte de renda adicional para as populações extrativistas e vendedores ambulantes. A sua colheita e comercialização envolvem famílias inteiras durante a safra. É nesse período, pouco depois da Páscoa, que se realiza a famosa Festa da Pitomba, no Município de Jaboatão dos Guararapes, PE.


O livro “Pitomba” é uma publicação da Associação Brasileira de Frutas Raras e da Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão (Funep) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Jaboticabal, e faz parte da Série Frutas da Mata Atlântica, editada pelos engenheiros agrônomos Luiz Carlos Donadio e Sérgio Fernando Sartori. A coleção possui 10 volumes, que abordam espécies como o cambucá, a cabeludinha, o jaracatiá, entre outras.


A publicação traz uma grande variedade de informações técnicas sobre a fruta, como os seus recursos genéticos, botânica, propagação, manejo agronômico, pragas e doenças, colheita e pós-colheita, valores nutricionais e mercado.

Para adquirir “Pitomba” (R$ 10) e outros livros publicados pela Funep, acesse a livraria virtual da instituição, clicando aqui. Mais informações pelo telefone (16) 3209-1306.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.