Pesquisadores desenvolvem trigo com grãos grandes
CI
Imagem: Paulo kurtz/ Embrapa
INOVAÇÃO

Pesquisadores desenvolvem trigo com grãos grandes

Eles sempre diminuíam quando modificados geneticamente
Por: -Leonardo Gottems

Pesquisadores da Universidade de York, no Reino Unido, criaram uma nova variedade de trigo modificado com grãos até 12% maiores do que os das variedades convencionais de trigo, uma descoberta que pode ajudar a agricultura a atender à crescente demanda global por alimentos. Anteriormente, a produção de plantas com grãos maiores era acompanhada por uma diminuição no número de grãos.

“As tentativas de aumentar o rendimento do trigo foram frustradas pelo aparente trade-off entre o tamanho do grão e o número do grão”, disse Simon McQueen-Mason, PhD, professor do Centro de Novos Produtos Agrícolas da universidade no Departamento de Biologia. “Decidimos contornar esse sistema de controle complexo, dando um impulso ao sistema de crescimento natural que controla o tamanho dos tecidos vegetais”, completou.

“Fizemos isso aumentando os níveis de uma proteína chamada expansina, que é um dos principais determinantes do crescimento das plantas. Objetivamos essa modificação de modo que ela se restringisse ao desenvolvimento do grão de trigo e estamos maravilhados com os resultados”, indicou.

Parceiros de pesquisa da Universidad Austral de Chile, Valdivia, Chile, conduziram experimentos de campo mostrando como o trigo era eficaz em condições agrícolas. McQueen-Mason disse que os especialistas previram que a produção global de alimentos precisa aumentar 50% até 2030 para atender à demanda causada pelo crescimento populacional.

 “Os impactos negativos das mudanças climáticas na produtividade das safras estão tornando isso ainda mais desafiador. Enquanto os pesquisadores estão trabalhando duro para enfrentar este desafio, ainda há muito a fazer”, concluiu.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink