CI

Pesquisas atestam baixo uso de agrotóxicos no tabaco

Quatro diferentes pesquisas atestam o baixo uso na cultura


Foto: Pixabay

O tabaco pode até ser considerado uma cultura polêmica pelas campanhas de combate ao tabagismo mas é uma das que menos usa agrotóxicos em seu cultivo. Além de cigarros, o produto também é usado em remédios, cosméticos e pesticidas. 

Ao longo dos anos, as indústrias de tabaco têm investido fortemente para a redução dos ingredientes ativos utilizados na plantação. Quatro diferentes pesquisas atestam o baixo uso. A mais recente delas, realizada por professores da Esalq/USP com dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), aponta que o tabaco está entre as culturas que menos utiliza defensivos, com 1,01 kg de ingrediente ativo por hectare.

O levantamento em questão se refere às culturas de Algodão, Alho, Amendoim, Arroz, Banana, Batata Inglesa, Café, Cana-de-açúcar, Cebola, Citros, Feijão, Fumo, Maçã, Melão / Melancia, Milho (primeira e segunda safras), Soja, Tomate, Trigo/ Aveia/Centeio/ Cevada e Uva.  A liderança de uso é da maçã, com 70 kg de ingrediente ativo por hectare, seguida da batata inglesa com pouco mais de 30 kg de ingrediente ativo por hectare e o tomate na casa dos 28 kg de ingrediente ativo por hectare. Nesta lista o tabaco aparece em último lugar. 

Segundo o levantamento da Esalq/USP as posições se invertem um pouco com o tomate na liderança (46,8 kg/IA/ha), seguido da maçã (39,1 kg/IA/ha) e da batata inglesa (31,6 kg/IA/ha). O tabaco (1,01) aparece em penúltimo lugar perdendo apenas para a banana (0,48).
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.