CI

Pesquisas da Embrapa Rondônia são temas de matérias para Globo Rural


As pesquisas sobre sistemas agroflorestais – implantados em 1978 no Campo Experimental da Embrapa Rondônia em Ouro Preto d’Oeste, a 340 quilômetros de Porto Velho – foram pauta de reportagens produzidas por equipe do Globo Rural na última semana. O pesquisador da Área de Manejo de Solos, Francisco das Chagas Leônidas, foi um dos entrevistados sobre a potencialidade dos sistemas, capazes de modificar o uso da terra e a capacidade produtiva dos solos. A necessidade de se promover o “desenvolvimento sustentável” na Amazônia foi o foco abordado pela reportagem, já que os sistemas agroflorestais constituem-se em alternativa viável para aumentar a renda do produtor sem agredir o meio ambiente.

O consórcio entre seringueiras e o café do tipo “Conilon”, no Campo Experimental da Embrapa Rondônia, foi cenário para as gravações. O pesquisador Francisco das Chagas Leônidas abordou o histórico dos sistemas agroflorestais, a capacidade produtiva e o diferencial provocado pela técnica: a conservação do meio ambiente. Leônidas ainda abordou os crescentes índices de desmatamento em Rondônia e a possibilidade de se promover o desenvolvimento sustentável. Dados econômicos sobre produção, produtividade e comercialização dos produtos originários dos SAF’s também foram abordados pelo pesquisador, sendo que o engenheiro agrônomo e supervisor do Campo Experimental, João Maria Diocleciano, destacou a possibilidade dos sistemas atuarem como fontes alternativas de renda através da venda de madeira e/ou látex, por exemplo. A Associação de Produtores Alternativos (APA) e produtores que implantaram sistemas agroflorestais e cultivam produtos orgânicos também são personagens da matéria.

Na segunda-feira, 10, a equipe do Globo Rural – composta pelo repórter e produtor César Dassiê, pelo cinegrafista Ivo Coelho, e pelo operador de áudio Wilson Berzuini, visitaram a Embrapa Rondônia (Porto Velho/RO). No Campo Experimental da Empresa foram gravados quadros para a seção “Cartas” do programa sobre pragas em pastagens e produção de mudas de banana. O engenheiro agrônomo Zenildo Ferreira Holanda Filho e o pesquisador José Nilton Medeiros Costa foram entrevistados. A equipe está em Rondônia desde o mês passado, onde também produziu uma reportagem na propriedade “Nova Vida”, que utiliza alta tecnologia para a produção de gado de corte. A data de divulgação das matérias ainda não foi definida. Mais informações podem ser obtidas junto à Área de Comunicação e Negócios da Embrapa Rondônia pelo telefone (69) 225-9387 ou pelo e-mail [email protected] .

Embrapa Rondônia

Viabilizando soluções tecnológicas para o desenvolvimento

sustentável do agronegócio na Amazônia

Internet: www.cpafro.embrapa.br

Jornalista responsável: Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)

Assessoria de Comunicação Social Embrapa Rondônia

Área de Comunicação e Negócios (ACN)

Telefone: (69) 225-9387

Fax: (69) 222-0409

E-mail: [email protected]

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.