CI

Pesticidas: 2º maior porto da EU denunciado por pirataria

Informações são de portal internacional


Foto: inpEV

O porto de Antuérpia, o segundo maior da Europa depois de Roterdã, tem a reputação de ser um importante centro para o tráfico de drogas ilegais. Agora, de acordo com uma investigação de um consórcio internacional de jornalistas, o porto também está se tornando um elo vital na cadeia de tráfico de pesticidas ilegais, informou Alan Hope, do The Brussels Times. 

De acordo com as informações do portal, o comércio de todos os pesticidas é estimado em 11 bilhões de euros por ano na Europa, dos quais 10% são considerados ilegais. “As atrações não são apenas financeiras: pesticidas ilegais são mais fáceis de transportar e mais difíceis de detectar do que as drogas, e as chances de serem pegos são menores”, indicou. 

Embora os produtos possam ser perigosos para o meio ambiente e para a natureza, alguns agricultores estão preparados para seguir em frente se custar menos. "Na China, você pode comprar o produto por 15 a 20 euros por litro. Na Europa, você vende, pode vendê-lo por 80 a 100 euros. Se você incluir os custos de transporte e embalagem, obtém um lucro de € 50 por litro ", disse à revista Knack (paywall) Rien van Diesen, especialista do serviço policial Europol. 

Segundo a autoridade aduaneira, 80% dos pesticidas que entram via Antuérpia são destinados a outros Estados-Membros europeus. Isso faz de Antuérpia um centro internacional para pesticidas legais e ilegais. “São pessoas envolvidas em no máximo um ou dois transportes de pesticidas. Eles vêem uma oportunidade em algum lugar e aceitam o dinheiro rápido. Mas do outro lado do espectro, você tem grupos de crime organizado”, disse van Diesen 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.