CI

Petrobras anuncia construção de 1ª planta de biodiesel na BA

Os investimentos somam R$ 78 milhões e a produção será de 57 milhões de litros ao ano


A Petrobras anunciou a construção de três unidades de produção de biodiesel, nas cidades de Montes Claros (MG) e Quixadá (CE) e Candeias (BA).

Esta última - cujo contrato foi assinado nessa quarta-feira (08-11) pela estatal e pela empresa de engenharia Intecnial – será a primeira planta desse tipo na Bahia. Os investimentos somam R$ 78 milhões e a produção será de 57 milhões de litros por ano.

Segundo a Petrobrás, a nova unidade deve entrar em operação no final de 2007, gerando cerca de 500 empregos diretos e indiretos durante o período de construção e montagem.

Os principais insumos para a produção do biodiesel serão os óleos vegetais de dendê, algodão, mamona e soja. A estatal ressalta que também poderão ser usados oleaginosas como girassol, amendoim e gergelim, além de gordura animal e do álcool.

A produção de oleaginosas será desenvolvida no entorno da planta industrial e poderá gerar emprego e renda para cerca de 25 mil famílias de agricultores da região. A Petrobras informou, ainda, que começou a negociar com organizações que representam a agricultura familiar para obter o Selo Combustível Social - certificado concedido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário aos produtores que estimulam a inclusão social da agricultura familiar.

Ainda de acordo com a estatal, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste do Brasil ficarão a cargo do financiamento para o desenvolvimento da agricultura familiar, enquanto a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) deve contribuiro com a tecnologia agrícola.

A construção das unidades de Montes Claros e Quixadá só começará quando a estatal receber as Licenças de Instalação, a serem concedidas pelos respectivos órgãos ambientais de cada estado.

O Programa Nacional de Produção e Uso do biodiesel estabelece, que a partir de janeiro de 2008, a adição de 2% de biodiesel ao diesel convencional será obrigatória. Também está prevista a mistura de até 5%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.