Piauí colhe soja com um mês de antecedência

Agronegócio

Piauí colhe soja com um mês de antecedência

A pressa é para semear o milho safrinha, uma experiência nova na região
Por:
2993 acessos
Uruçuí (PI) - As surpresas do clima estão permitindo que produtores do Nordeste colham soja antes de muitas regiões do Centro-Oeste e do Sul do país. Na região de Uruçuí, no sul do Piaí, colheitadeiras percorrem lavouras precoces um mês antes do normal. A pressa é para semear o milho safrinha, uma experiência nova na região, mas que vem ganhando novos adeptos a cada ano.


Celso Werner, da comunidade Nova Santa Rosa, iniciou na última semana a colheita de 550 hectares de soja precoce, área que aos poucos vai sendo ocupada pelo cereal. A produtividade inicial de 3 mil quilos por hectare na oleaginosa deixa o produtor animado. É uma demonstração do potencial da safra de verão, que tende a ser recorde no estado.


O Piauí ampliou a área da soja em 10% nesta safra, conforme avaliação da Expedição Safra. A área plantada chegou a 352,6 mil hectares. Com rendimento de 3 mil quilos por hectare, a safra pode passar de 1 milhão e 50 mil toneladas, cerca de 90 mil a mais que na temporada 2009/10.


No verão e no inverno, o milho ganha novos adeptos a cada ano no sul piauense. Com clima favorável e preço bom, produtores contrariam a tendência nacional e incrementaram área de cultivo do cereal na temporada 2010/11. As lavouras implantadas nesta estação no estado somam quase 300 mil hectares, chegando perto da área da soja. Nas próximas semanas, deve ser definida a área da safrinha.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink